sexta-feira, 8 de março de 2013

Adutora salva São José do Egito de estiagem


Graças à implantação de uma nova adutora, a Compesa conseguiu retirar o município de São José do Egito, localizado a 412 km do Recife, no Sertão do Estado, do colapso no abastecimento. Desde o último dia 1º, a água começou a chegar à cidade pela nova adutora, em caráter de testes, e agora em caráter permanente. A adutora tem 54 quilômetros de extensão e parte da Barragem do Rosário, na cidade de Iguaracy.
Ao todo, a Compesa investiu R$ 10,5 milhões na obra, garantindo uma oferta de 40 litros de água por segundo, suficiente para abastecer toda a cidade de São José do Egito. "A obra, desde a sua concepção até a conclusão, foi um sucesso. Estamos muito satisfeitos em anunciar mais uma  vitória", afirma o presidente da Compesa, Roberto Tavares. Com o retorno da água às torneiras, o município continuará seguindo um rodízio semelhante ao praticado antes do colapso.
Desde julho de 2012, o abastecimento de água de São José do Egito estava em colapso por conta da estiagem. Com as barragens São José I e II praticamente secas, os caminhões-pipa passaram a ser a única fonte de abastecimento para os 33 mil habitantes da cidade. Em setembro do mesmo ano, em caráter emergencial, a Compesa conseguiu concluir a primeira etapa da obra, levando água para o município com a implantação de 20 quilômetros de adutora entre São José do Egito e Tuparetama.
Imprensa Compesa