sexta-feira, 8 de março de 2013

Travessia Guarapiranga/SP tem inscrições abertas


Organizada pelo IPCDL, a Travessia Aquática Guarapiranga é uma das competições aquáticas mais tradicionais do Brasil, e já faz parte do “Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo”. O projeto nasceu no começo de 2008, ano do centenário de fundação da Represa, com o intuito de chamar atenção para a preservação dos mananciais da Represa de Guarapiranga, e contava, já em seu primeiro ano, com 150 participantes. Ano após ano esse número cresceu e, nesta edição, 1200 participantes são aguardados.  Sempre realizada na semana do Dia Mundial da Água (22 de março), a 6ª Travessia Aquática Guarapiranga acontecerá no dia 24 de março, a partir das 10h. 
Podem participar atletas amadores e profissionais, e adeptos da natação em águas abertas, de qualquer localidade. A idade inicial para participação é de 09 anos, sem limite de idade (na quinta edição, em 2012, a Travessia contou com a ilustre participação de um atleta da melhor idade com 92 anos). Para se inscrever, os interessados devem acessar o site  www.travessiaguarapiranga.com.br e preencher a ficha de inscrição. As vagas são limitadas (1200). Para a participação, fica condicionada a doação de dois litros de óleo utilizados, que deverão ser entregues na retirada do kit. Esse material será encaminhado posteriormente para reciclagem, evitando assim que poluam nossos mananciais. 
“O refugo do óleo utilizado é um dos problemas mais graves enfrentados pela população mundial na atualidade, e a reciclagem tem ajudado na melhoria não só ambiental como também social.”, diz José Roberto, idealizador do evento. A cada doação de dois litros de óleo, um cupom será entregue aos participantes e durante o evento esportivo, serão sorteados diversos prêmios.  
Para garantir a integridade e segurança dos participantes, a organização oferecerá toda a infra estrutura aquática e terrestre, com ambulância, caiaques, embarcações motorizadas e sinalizações com boias. Órgãos competentes como Corpo de Bombeiros, Marinha e Policia Ambiental estarão presentes e contribuirão conosco na organização do evento. Também serão colocados à disposição dos atletas inscritos, banheiros, vestiários e guarda-volumes. 
Premiação:

Haverá cerimônia de premiação para os cinco primeiros colocados no geral feminino e masculino, para os cinco primeiros por faixa etária e para as cinco maiores equipes. Todos os participantes receberão uma medalha de participação, camisetas e toucas de natação.

SERVIÇO
Travessia Aquática Guarapiranga
Período de inscrições: até o dia 18 de março
Data do Evento: 24 de março
Retirada dos Kits: às 07h
Largada: 10h - prova de 1000 metros
     11h - prova de 2000 metros
Local: Clube da Eletropaulo, na Rua Peixe Vivo, 155 - Interlagos - São Paulo