sexta-feira, 8 de março de 2013

Procons alertam contra Pirâmide de Ponzi


Representantes dos PROCONs de todo Brasil, elaboraram um documento durante a reunião da Associação Brasileira de PROCONs - PROCONSBRASIL, realizada no último dia 06/03, em Brasília, no qual externam preocupação em relação as operações financeiras que utilizam o sistema de “pirâmide de ponzi” e vêm sendo disseminadas em todo território nacional.
Os PROCONs do Brasil têm essa preocupação diante do grande número de consumidores que, em busca de ganhos financeiros imediatos, estão aderindo a negócios com empresas aparentemente lícitas, quando na verdade tem como objeto uma atividade que não possui qualquer viabilidade econômica.
Diante disso, a Associação Brasileira de PROCONs - PROCONSBRASIL encaminhou manifesto a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor cobrando providências para garantir a proteção do consumidor.
PIRÂMIDE DE PONZI - A pirâmide tem o nome por conta do imigrante italiano Charles Ponzi, que conseguiu fazer fortuna rapidamente nos Estados Unidos utilizando esse método. Esse sistema financeiro é insustentável e funciona a base de novos investidores. Os primeiros envolvidos investem e conseguem lucrar recrutando outros participantes, porém, quanto maior o alcance da pirâmide, menos sustentável ela fica, pois ela depende dos investimentos posteriores. Sem novos investimentos, a grande parcela dos envolvidos fica no prejuízo.

Imprensa Procon/PE