Com o mercado da construção civil em plena expansão, Caruaru se consolida como um dos polos mais promissores. Dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam que, apenas no primeiro semestre, mais de 200 mil contratações foram realizadas em todo o Brasil. Em maio, Pernambuco registrou 865 admissões na área, sendo 54 delas em Caruaru — envolvendo desde pedreiros e serventes até engenheiros e supervisores.
O crescimento do setor na cidade tem sido acompanhado por uma demanda crescente por profissionais capacitados. A qualificação da mão de obra, segundo especialistas, é um fator determinante para a eficiência e qualidade das obras.
> “Uma mão de obra qualificada tem a capacidade de inovar na função que exerce, contribuindo para a melhoria contínua dos processos e, consequentemente, para a qualidade do produto final. Isso gera um maior custo-benefício tanto para o cliente quanto para a empresa”, afirma Suzanny Santos, analista de gestão de pessoas do condomínio Nassau Garden.
O empreendimento de 50 contratações no primeiro semestre, investe fortemente na capacitação dos seus colaboradores. Todos os profissionais passam por uma matriz de treinamento antes mesmo de iniciarem suas funções, além de participarem de um programa de educação continuada que promove o aperfeiçoamento constante.
> “Esse aprendizado contínuo é indispensável para o crescimento profissional e se torna um diferencial competitivo no mercado de trabalho”, destaca Suzanny.
Além das competências técnicas, habilidades comportamentais como proatividade, senso de urgência e capacidade de resolução de problemas também são valorizadas. Em um setor cada vez mais dinâmico, essas características têm se mostrado essenciais tanto nas obras quanto na gestão.
Com novos empreendimentos surgindo e o mercado aquecido, a construção civil em Caruaru segue como um dos principais motores de geração de emprego e desenvolvimento econômico da região — impulsionada, sobretudo, pela valorização do capital humano.