A atriz, poetisa e jornalista Daniela Câmara estreia como diretora de cinema no curta-metragem Escavações, um filme-poema que entrelaça memória, poesia e resistência feminina nas praias do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. A obra, inspirada em um texto do livro Ruídos da Alma, da própria Daniela, foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo e conta com apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e do Ministério da Cultura.
🌊 Território, ancestralidade e poesia
No filme, uma velha ancestral retorna ao seu território para revisitar a memória e a realidade atual das mulheres nativas — pescadoras e marisqueiras que vivem da subsistência nos mangues e praias da região. A personagem, interpretada por Daniela, percorre ruínas e paisagens naturais da Vila de Nazaré e da praia de Suape, locais que compõem o cenário simbólico e geográfico da narrativa.
As filmagens aconteceram em fevereiro de 2025, nas ruínas do Parque Histórico Armando de Holanda Cavalcanti e nas piscinas naturais de Suape, com vista para o Complexo Portuário. O roteiro é assinado por Celso Costa, que também divide a direção com Daniela Câmara.
🎭 Arte como ferramenta de educação e pertencimento
Antes do lançamento oficial, o filme foi exibido em pré-estreia para estudantes da rede pública de ensino, nas escolas ETE Epitácio Pessoa e IFPE do Cabo de Santo Agostinho. Após a exibição, Daniela ministrou a palestra Voz, Corpo e Performance – Como Expressar a Poesia em Outras Linguagens Artísticas, compartilhando com os alunos o processo criativo do filme, a construção da personagem, o figurino e a escolha dos cenários.
A proposta da ação educativa foi despertar o interesse dos jovens pela arte, literatura e preservação do patrimônio histórico e ambiental, além de valorizar as linguagens interpretativas e o protagonismo feminino.
📍 Lançamentos e trajetória
O lançamento oficial de Escavações acontecerá na Vila de Nazaré, como contrapartida do projeto, e também no Recife, cidade natal da atriz. A partir do segundo semestre, o curta seguirá para festivais de cinema em todo o Brasil.
🎞️ Sobre Daniela Câmara
Com 37 anos de carreira no teatro, cinema e televisão, Daniela Câmara já foi indicada a prêmios nos festivais de Brasília e Gramado. É autora de três livros de poesia publicados pela Editora Porta Aberta e lançados na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Foi homenageada pela Câmara dos Vereadores do Recife e pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) por sua contribuição à cultura.
Entre 2025 e 2026, Daniela estará em duas séries nacionais: Cangaço Novo 2, da Amazon Prime Video, e Agrestes, dirigida pela cineasta pernambucana Alice Gouveia.
Escavações é, acima de tudo, um mergulho poético na força das mulheres do litoral, na ancestralidade que molda o presente e na arte como instrumento de escuta, memória e transformação.