sexta-feira, 8 de março de 2019

Atividade física promove benefícios para gestantes e no pós-parto

A gestação é um período de intensas transformações no corpo da mulher. E nessa fase tão importante da vida, os cuidados com a saúde da mãe e do bebê são essenciais para que o momento do parto ocorra com tranquilidade. Contudo, muitas mulheres acabam deixando a saúde de lado, por exemplo, não praticando exercícios físicos durante a gravidez.

As alterações no corpo acontecem praticamente de semana em semana, já que ele se prepara para dar mais conforto ao bebê em desenvolvimento. Para reduzir esses impactos e melhorar o estado de saúde da gestante, inserir na rotina ou continuar com atividades físicas diárias é a indicação de médicos e de outros profissionais da saúde.

Com atividade física regular, associada a uma alimentação saudável, diminuem as chances de patologias graves e comuns na gestação, como o diabetes gestacional.

De acordo com o educador físico, Rafael Diniz, manter a saúde em perfeito equilíbrio traz inúmeros benefícios para mãe e a criança. “É muito importante para a saúde do bebê e da futura mãe manter regularmente a prática de atividades físicas, pois o corpo vai estar saudável e em perfeito equilíbrio, lembrando que uma alimentação saudável é crucial nesse processo”, destaca. 

Rafael aponta ainda que com os exercícios a mulher terá um parto mais rápido e saudável. “Elas sofrem muito com dores nas costas e o exercício sendo feitos de forma consciente e com bom senso vão ajudar muito nas dores lombares, e até mesmo no processo de nascimento para quem vai realizar o parto normal. Músculos fortes causam um parto mais rápido e saudável”. 

A prática de exercícios no pós-parto favorece a recuperação do tônus muscular. O fortalecimento dos músculos abdominais é uma das mais importantes contribuições da atividade física no pós-parto. A falta de tônus muscular pode gerar inconvenientes como a diástase da parede abdominal (separação entre porções musculares) e a incontinência urinária.

E por conta do nascimento da criança, muitas mulheres param de se cuidar, os hábitos de vida mudam em função de o foco estar no bebê. 

Este é um momento chave para inserir a atividade física, como relata o educador físico, Rafael Diniz. “O ideal é voltar o quanto antes as práticas físicas. Vai depender apenas da recuperação, em caso de parto normal a recuperação é bem mais rápida. Contudo o médico vai avaliar se a sua paciente já está pronta para voltar à os exercícios físicos. Os benefícios são vários, o maior deles e o que preocupam a todas é a volta do peso que estavam antes da gravidez e é comprovado cientificamente que mães que praticaram exercícios físicos antes, durante e logo após voltaram ao peso anterior com cerca de 6 meses após a gestação, diferente daquelas que não praticaram”.