sexta-feira, 8 de março de 2019

Mês da Mulher em Caruaru



Nesta sexta-feira (08), em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), inicia uma programação especial que será realizada até o dia 31 deste mês nas zonas urbana e rural do município. A primeira ação será amanhã (08) e no sábado (09) no Marco Zero, das 08h às 17h, onde acontecerá a 8ª Edição da Feira da Mulher Empreendedora e a oferta de diversos serviços em 12 estandes. Vai ter orientações e atendimentos do Bolsa Família, aconselhamento e orientação jurídica pelo Centro de Referência da Mulher Maria Bonita (CRMMB), aferição de pressão, testes rápidos de saúde como glicemia, exposição dos projetos e programas promovidos pela SPM, e muito mais. Serão parceiras dessas atividades, junto com a SPM, as secretarias municipais de Saúde, de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, além de Biesp, Destra e Liga de ginecologia e obstetrícia de Medicina da UFPE.

No Marco Zero também terá a realização do 1º Festival de Violeiras, que contará, exclusivamente, com a participação de mulheres, das 18h às 22h. Organizado pelo repentista Rogério Menezes, a apresentação do evento ficará por conta da declamadora Mariana Teles. No domingo (10), dentro do projeto “Nossa Avenida”, serão promovidas aula de zumba, exames rápidos de saúde, resgate de brincadeiras antigas, entre outras ações. Um dos destaques da programação em alusão ao mês da mulher, será o 1º Encontro de Participação Política Para Mulheres, que acontecerá no próximo dia 15 deste mês, das 08h às 17h, na ACIC. O evento contará com a participação de gestoras públicas do Estado de Pernambuco, além de representantes de movimentos sociais, instituições não governamentais e da sociedade civil, pesquisadoras. O público estimado é de aproximadamente 200 pessoas de Caruaru e cidades circunvizinhas.

Diversas outras intervenções serão promovidas durante o mês de março e algumas contarão também com o apoio do Caruaru Shopping (na exposição de artes femininas), da Associação dos Moradores do Bairro José Antônio e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. “A Secretaria de Políticas para Mulheres vem se destacando nas ações voltadas para as mulheres tanto da zona urbana como rural do município, desenvolvidas pela Prefeitura de Caruaru, e para o mês considerado o “Mês da Mulher”, não seria diferente. Estamos nos fazendo presentes em algumas frentes de atuação, como enfrentamento a violência, saúde da mulher, qualidade de vida, cultura e lazer, empreendedorismo feminino, realizando uma integração entre as demais secretarias do município”, destacou a secretária da SPM, Juliana Gouveia.


Imprensa Caruaru