sexta-feira, 8 de março de 2019

Autismo em debate no Recife

A capital pernambucana recebe nos dias 29, 30 e 31 de março no Recife Praia Hotel o Encontro com Abordagem Internacional sobre Autismo. Com o tema: “Autismo Numa Abordagem Multidisciplinar”, o evento é voltado para educadores, psicólogos e famílias, tem com o objetivo ampliar a formação docente e fortalecer a atuação de educadores e família de crianças/adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

O Encontro com Abordagem Internacional sobre Autismo é realizado pelo projeto Educação Especial PE, comandado pela psicopedagoga Lidieri Barros. A programação contempla o tema do encontro e contará com 11 palestrantes com atuações diversas e que estão relacionadas ao TEA. 

Entre os nomes estão Márcia Meira - Psicóloga (SP), Lidieri Barros - Psicopedagoga (PE), Michelle Malab – Escritora (MG), Mylena Lima – BCBAD (ES), Tiago Toledo – Educador Físico (SP), Alessandra Buosi (SP) - Fonoaudióloga, Yan Sato – Terapeuta Ocupacional (PE), Nayara Nogueira – Advogada (PE), entre outros profissionais. 

No sábado (30) uma mesa redonda irá reunir todos os palestrantes para debater sobre o autismo com uma abordagem multidisciplinar, com estudos de casos e compartilhamento de experiências. De acordo com a psicopedagoga, Lidieri Barros, organizadora do evento, esta será uma oportunidade para trocas e aquisição de experiências com profissionais de diversas áreas envolvidos com o TEA, além da participação dos pais, familiares e professores. "Vamos debater a inclusão, conscientização e os principais desafios dos portadores do transtorno do espectro autista (TEA)", ressalta a organizadora. 

O Autismo é um transtorno de desenvolvimento que prejudica a capacidade da pessoa se comunicar e interagir. Essa condição também leva o paciente a viver alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos. Segundo o atual levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 1% da população mundial o equivalente a 70 milhões de pessoas. – ou um em cada 68 crianças – apresenta algum transtorno do espectro do autismo, e a ocorrência da condição neurológica tem aumentado. 

Lançamento do livro "Menina Aspie" 

A escritora, palestrante e administradora de empresas mineira, Michele Malab lançará pela primeira vez no Recife seu mais recente livro "Menina Aspie", durante o Encontro com Abordagem Internacional sobre Autismo. Diagnosticada com Síndrome de Asperger e mãe de um adolescente autista, Michele aborda no livro momentos da infância e da adolescência em que era Asperger e não sabia. Seu diagnóstico foi conhecido somente na fase adulta e a obra traz a reflexão sobre a importância do autoconhecimento do apoio dos familiares e da informação. 

Michelle que também é autora do livro "Na Montanha Russa – vivendo a maternidade no Autismo". As inscrições para o Encontro Internacional Autismo podem ser feitas através do site http://educacaoespecialpe.com.br/