quarta-feira, 20 de março de 2019

Morango é a fruta com maior índice de agrotóxicos

A organização não-governamental EWG, sediada nos Estados Unidos, fez uma lista de frutas e vegetais que foram classificados de acordo com maior ou menor concentração de resíduos de pesticidas. De acordo com a pesquisa, o morango é a fruta com maior índice de contaminação, com mais de 90% das amostras. O relatório também assegura que 70% dos alimentos vendidos nos EUA contém restos de pesticidas.

A EWG revela ainda, que além do morango, também há altos índices de contaminação nas maçãs, cerejas, espinafre, pêssego e couve. Inclusive, várias mostras de couve indicaram a presença de 18 tipos de agrotóxicos. 

Ao fim do relatório, a ONG recomenda que os consumidores comprem mais alimentos orgânicos, produzidos sem o uso de produtos sintéticos, como pesticidas, herbicidas e fertilizantes artificiais. Em especial, frutas e verduras. No relatório, a EWG sugere que há uma correlação entre os pesticidas e doenças como câncer, problemas neurológicos e infertilidade. 

O Departamento de Agricultura do governo norte-americano havia anunciado em 2017 que a produção agrícola nos Estados Unidos é uma das mais saudáveis do mundo. No anúncio, o departamento afirmou que "em mais de 99% das amostras, os resíduos de pesticidas estavam muito abaixo das referências estabelecidas pela Agência de Proteção Ambiental".

Com informações do Portal RT em Espanhol (Rússia)