📍 Suape, outubro de 2025 – O Porto de Suape acaba de conquistar um marco histórico: a Marinha do Brasil homologou a dragagem do canal externo, que agora conta com profundidade de 20 metros. A medida, oficializada pelas Portarias nº 102/2025 e 103/2025, disponíveis em https://shre.ink/ST9E, permite que o complexo portuário opere sem restrições de calado, recebendo embarcações de classe mundial com capacidade máxima de carga. 🚢📈
Com o novo calado, Suape passa a receber navios como o Suezmax, com calado de 17 metros e capacidade entre 140 mil e 175 mil toneladas. A mudança posiciona o porto entre os mais profundos do Brasil, ampliando sua competitividade e atratividade para investidores do setor logístico e energético. 💼🌍
> “É um divisor de águas para o nosso porto. Suape melhora significativamente as condições de trafegabilidade e agrega mais valor às operações”, destaca Armando Monteiro Bisneto, diretor-presidente do complexo.
📊 Impacto operacional e econômico
Antes da homologação, navios com calado superior a 12,8 metros dependiam de condições específicas de maré. Agora, embarcações com mais de 15 metros podem atracar com segurança e previsibilidade, reduzindo manobras ociosas e otimizando a janela de atracação. ⏱️⚙️
A obra de dragagem do canal externo, iniciada em dezembro de 2023 e concluída em abril de 2024, teve custo de R$ 140 milhões e removeu 1,7 milhão de m³ de sedimentos. Realizada pela empresa holandesa Van Oord, foi finalizada um mês antes do prazo e sem intercorrências, segundo Renata Loyo, diretora de Infraestrutura de Suape. 🏗️🌊
> “Com a nova profundidade, Suape eleva sua atratividade para operadores portuários, indústrias e investidores, gerando aumento na arrecadação com tarifas de uso da infraestrutura”, pontua Bisneto.
🔧 Canal interno e futuro logístico
O projeto se integra à dragagem do canal interno, iniciada em agosto de 2025. Orçada em R$ 217 milhões — sendo R$ 100 milhões do Ministério de Portos e Aeroportos via PAC3 e R$ 117 milhões do governo estadual — a intervenção prevê aprofundamento para 16,2 metros e remoção de 3,8 milhões de m³ de sedimentos. A obra inclui também a dragagem da bacia de evolução e dos Píeres de Granéis Líquidos 3A e 3B, até 18,5 metros. 🛠️📦
Com essas melhorias, Suape se consolida como hub logístico e energético de referência nacional, ampliando sua capacidade de escoamento de combustíveis e derivados, e reforçando sua liderança na movimentação de granéis líquidos. 🔋🇧🇷