terça-feira, 7 de outubro de 2025

🚨 Cabo de Santo Agostinho realizou seminário sobre tráfico de meninas e mulheres para fins de exploração sexual


Nesta terça-feira, 7 de outubro, o município do Cabo de Santo Agostinho promoveu um importante seminário voltado à rede de proteção de crianças, adolescentes e mulheres. O evento aconteceu no auditório do Centro de Formação Professor Elmo de Freitas, no centro da cidade, e teve como tema central: Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual: Um desafio para proteger meninas, adolescentes e mulheres.

🌍 Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 2,5 milhões de pessoas foram vítimas do tráfico humano em todo o mundo, movimentando uma economia criminosa de mais de 32 bilhões de dólares por ano. As principais vítimas foram meninas, adolescentes e mulheres negras, que enfrentaram múltiplas vulnerabilidades.

🗣️ A abertura do seminário, às 8h, contou com as boas-vindas da coordenadora geral do Centro das Mulheres do Cabo (CMC), Izabel Santos, e da secretária de Assistência Social, Mulher e Direitos Humanos, Penélope Andrade. O primeiro painel abordou o tema Exploração Sexual: Contextualizando uma realidade invisibilizada, seguido por um segundo painel sobre estratégias locais de prevenção e enfrentamento ao tráfico de meninas e mulheres.

💬 Hyldiane Lima, coordenadora do Projeto Novas Pérolas, destacou a urgência do debate: “Quisemos aproximar cada vez mais essa temática da nossa rede de proteção, pois tivemos urgência em prevenir e enfrentar essa violência que desumaniza as vítimas desse crime cruel”.

🤝 O seminário foi uma ação conjunta do Centro das Mulheres do Cabo (CMC) e da Prefeitura Municipal do Cabo, com apoio da organização Freedom, que financiou o Projeto Novas Pérolas — iniciativa voltada à prevenção e enfrentamento das violências sexuais entre estudantes da rede pública local.