terça-feira, 7 de outubro de 2025

🗞️ Região Metropolitana do Recife encerra ciclo da Conferência de Direitos Humanos em Paulista

 


Na última sexta-feira (3), o município de Paulista foi palco do encerramento das etapas intermunicipais e regionais da Conferência de Direitos Humanos em Pernambuco. O evento, realizado na Faculdade FASUP do Janga com apoio da Prefeitura do Paulista, reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e movimentos sociais para debater e aprovar propostas voltadas à promoção dos direitos humanos. Também foram eleitas delegadas e delegados que representarão a Região Metropolitana na IV Conferência Estadual de Direitos Humanos, marcada para outubro de 2025.

👥 A mesa solene contou com a presença de figuras importantes como Joanna Figueirêdo, secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência; Gláucia Andrade, secretária executiva de Direitos Humanos e presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDH); o promotor de Justiça Fabiano Pessoa; o defensor público André Carneiro Leão; o secretário executivo de Direitos Humanos do Paulista, Danilo Santana; as deputadas estaduais Dani Portela e Rosa Amorim; o deputado estadual João Paulo; e Fenelon Pinheiro, conselheiro estadual de Direitos Humanos e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

💃 A abertura foi marcada por uma emocionante apresentação de dança cigana realizada por Nicolly Julies. Em seguida, crianças e adolescentes do Instituto Educacional e Social de Artes e Ofício, integrantes do Projeto Transformando Realidades, encantaram o público com uma apresentação musical.

📋 Durante o encontro, conduzido pela comissão organizadora, foram mediados os eixos temáticos, votadas propostas, apreciadas moções e eleitas as pessoas delegadas para a etapa estadual. A iniciativa reforça o caráter democrático da conferência e a construção coletiva de políticas públicas.

📣 Para Joanna Figueirêdo, o evento reafirma o compromisso do Governo de Pernambuco com a defesa dos direitos fundamentais:
“Este foi um espaço de construção democrática, onde diferentes vozes se uniram em defesa da dignidade e dos direitos fundamentais. As propostas aprovadas refletem as necessidades reais da população da Região Metropolitana e fortalecem o caminho para políticas públicas mais justas e inclusivas.”

🗨️ Jessie Deivis, presidente da União Brasileira de Mulheres (UBM), destacou a relevância da conferência como ferramenta legal e estratégica:
"A importância da Conferência de Direitos Humanos vai além de ser uma pauta transversal, pois os Direitos Humanos perpassam todos os direitos das pessoas. A conferência traz o mote de um sistema nacional de Direitos Humanos, que pode ser replicado tanto no município quanto no Estado, criando uma ferramenta legal de prevenção e de norteamento de políticas públicas intersetoriais para os Direitos Humanos.”

📅 As etapas regionais fazem parte da mobilização rumo à 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, prevista para ocorrer em breve. A IV Conferência Estadual será um marco para consolidar as propostas construídas coletivamente em todo o estado.

📷 Foto: Priscilla Lima
🌐 Saiba mais sobre os direitos humanos em Pernambuco acessando o site oficial da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos: www.sjdh.pe.gov.br
🌐 Conheça o trabalho da UBM em www.ubmulheres.org.br
🌐 Informações sobre a Faculdade FASUP: www.fasup.edu.br