![]() |
Presidente Lula - Foto: José Cruz - Agência Brasil |
Brasília – Em um evento para assinar medidas de apoio a exportadores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a interferência estrangeira em assuntos domésticos do Brasil, reforçando a intocabilidade da soberania nacional. A declaração ocorre após o aumento das tarifas dos Estados Unidos ter impactado o comércio brasileiro.
"A única coisa que nós precisamos exigir é que a soberania nossa é intocável. Ninguém dê palpite nas coisas que nós temos que fazer", afirmou Lula. Ele ainda completou que o governo fará o que estiver ao seu alcance para minimizar o problema causado e que continuará buscando a negociação com os norte-americanos, ressaltando que o Brasil prefere o diálogo ao conflito.
Busca por Novos Mercados
Lula destacou a necessidade de o Brasil buscar novos parceiros comerciais. "Não é possível imaginar que o governo vai substituir os nossos parceiros comerciais. Vamos ter que procurar outros parceiros", disse ele, mencionando uma conversa recente com o presidente chinês, Xi Jinping.
O presidente foi enfático ao afirmar que, caso os Estados Unidos não queiram comprar produtos brasileiros, o país irá procurar novos mercados. "Nós vamos continuar vendendo as coisas do Brasil. Se os Estados Unidos não querem comprar, vamos procurar outro país", declarou.
Ainda segundo Lula, cerca de 500 empresários brasileiros se reunirão na Índia, em janeiro, para discutir novas oportunidades de negócio, com foco especial no mercado de fármacos. O presidente concluiu sua fala com otimismo, incentivando a busca por novas oportunidades em vez de lamentar as perdas. "O mundo é grande e está ávido para fazer negociação com o Brasil", finalizou.