Olinda, PE – O Acidente Vascular Cerebral (AVC), segunda maior causa de morte no Brasil e principal causa de incapacidade no mundo, é o foco de uma pesquisa inédita em Pernambuco. Alunos do centro universitário UNINOVO, sob a orientação do fisioterapeuta e professor Paulo Melo, estão realizando o primeiro estudo no estado a avaliar o nível de participação de pacientes pós-AVC em suas atividades diárias.
Segundo dados da World Stroke Organization, uma em cada quatro pessoas terá um AVC ao longo da vida, e as chances de ocorrência dobram após os 55 anos. No Brasil, a realidade é alarmante: 70% dos sobreviventes não conseguem retomar suas atividades laborais e metade precisa de ajuda para tarefas cotidianas, de acordo com a Sociedade Brasileira de AVC.
Para aprofundar a compreensão sobre essas limitações, a pesquisa do UNINOVO utiliza a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), uma ferramenta da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para coletar dados e conscientizar a população sobre a importância da reabilitação, o UNINOVO promoverá uma ação especial no dia 30 de agosto, das 8h às 10h, em sua unidade em Olinda. Os interessados em participar da pesquisa podem entrar em contato com a equipe de pesquisadores.
SERVIÇO
* O quê: Ação de conscientização e coleta de dados para pesquisa sobre AVC
* Quando: 30 de agosto, das 8h às 10h
* Onde: Centro Universitário UNINOVO, em Olinda
* Como participar: Entrar em contato com os pesquisadores nos números abaixo:
* Camila Pires – (81) 98661-8891
* Bruno Melo – (81) 99685-0872
* Paulo Melo – (81) 99961-1905