quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Noronha celebra 522 anos com festa que une música, cultura e homenagens a moradores


Fernando de Noronha, PE – Com uma programação intensa e diversificada, Fernando de Noronha celebrou seu 522º aniversário entre a última sexta-feira (8) e o domingo (10). As festividades, descritas como uma "festa inesquecível", incluíram shows musicais, apresentações culturais, homenagens a moradores e o tradicional corte de bolo.

A programação especial dedicou um momento de reconhecimento a três residentes notáveis por suas contribuições à história local: dona Cícera Cândida, de 105 anos, ligada à agricultura; seu João Nunes, de 91, representante da pesca; e seu Renê Jerônimo, de 85, um ícone dos esportes na ilha.

A agenda cultural foi marcada pela variedade de ritmos. A noite de sexta-feira foi animada por Denise Antunes, Clara Sobral e Malu (ex-The Voice). Já o sábado destacou a cultura local com uma apresentação de dança flamenca do grupo Café Tablado, em parceria com o Grupo Cultural Dona Nanete. A noite seguiu com shows da banda Sentimentos, Filhos de Jorge, Banda Cariciar, Kelly Oliveira e a cantora noronhense Dayane Santos.

No domingo, dia oficial do aniversário, a comemoração foi aberta com a homenagem aos moradores. Na ocasião, o administrador adjunto da ilha, Virgílio Oliveira, ressaltou a importância de valorizar as pessoas que construíram a história do arquipélago. "Não existe nada mais importante para qualquer localidade do que o seu próprio povo. Parabéns pela história linda que eles têm na ilha”, disse.

Após a reprodução do Hino de Noronha e o tradicional corte do bolo, o administrador expressou sua satisfação com a celebração. "Organizamos uma festa à altura do que a ilha e o povo de Noronha merecem. Estou muito orgulhoso e feliz de poder estar à frente da gestão da Administração de Noronha e de poder, com muito trabalho e dedicação, deixar um pouco do nosso trabalho para os noronhenses”, destacou.

Os shows de domingo continuaram com Vicente Nery, Ju Medeiros, a DJ Deb Lima, Michel Brocador e Ju Marques, que encerrou as festividades com uma mistura de ritmos. Além das atrações no palco, o evento contou com barracas de comidas e bebidas e uma série de atividades esportivas que envolveram a comunidade, como competições de futsal, futevôlei, vôlei de quadra e a tradicional corrida e caminhada Renê Jerônimo.
A celebração foi uma realização do Governo do Estado, por meio da Administração de Fernando de Noronha, com o apoio da Empetur, Fundarpe e órgãos de segurança e saúde.
(Foto: Weidson Carlos)