Nesta quinta (16) e sexta-feira (17), o Paço do Frevo, no Recife, será palco da segunda edição do Fórum Nordeste de Economia Circular, que traz à tona temas inovadores e sustentáveis — com destaque para a cannabis medicinal e o cânhamo industrial 🌿.
Entre os destaques do evento está a participação da Aliança Medicinal, primeira fazenda urbana de cannabis medicinal do Brasil, localizada em Olinda (PE). A associação, sem fins lucrativos, atua para garantir o acesso de pacientes a medicamentos derivados da cannabis com qualidade e preços acessíveis 💊.
🚫 Para funcionar legalmente, a Aliança precisou obter uma liminar judicial que autoriza o cultivo da planta e a produção de fármacos. A entidade representa pacientes que há anos lutam pela regulamentação da cannabis para fins terapêuticos no país.
👩⚕️ Nesta sexta-feira (17), às 11h, a médica psiquiatra Rafaela Espósito representará a Aliança na mesa “Os diversos usos da cannabis medicinal e do cânhamo industrial”. Ela compartilhará sua experiência como mentora de profissionais da saúde — médicos, dentistas e veterinários — que vêm ampliando o uso da cannabis em tratamentos diversos.
> “Estamos vivendo uma revolução social com a cannabis medicinal atuando em diversas condições e patologias que antes não tinham um tratamento adequado com os remédios tradicionais. Ainda existe o estigma sobre a planta, mas ele está sendo superado pelos benefícios aos pacientes”, afirma Rafaela Espósito.
🌍 O Fórum reforça o papel da cannabis e do cânhamo como vetores de inovação e sustentabilidade dentro da economia circular, com potencial de transformar não apenas a saúde, mas também setores como têxtil, alimentício e de bioconstrução.