A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Sebrae-PE, dá início nesta sexta-feira (17) ao recadastramento dos comerciantes fixos e ambulantes que atuam ao longo dos oito quilômetros da orla da cidade. A ação tem como objetivo promover o ordenamento público e melhorar a experiência de empreendedores, frequentadores e usuários das praias.
A primeira etapa começa em Piedade, na divisa com Recife, e segue nos dias 18 e 19. Depois, será a vez da Praia de Candeias (24 a 26 de outubro) e da Orla de Barra de Jangada (31 de outubro a 2 de novembro). Paralelamente, entrevistas com vendedores ambulantes serão realizadas nos dias 21, 22, 28 e 29 de outubro, das 8h às 17h, na Regional 6 (Praias).
📋 Planejamento e capacitação
Coordenada pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esporte, e de Agricultura e Turismo, a iniciativa busca fortalecer a atuação da gestão pública em ações de orientação, capacitação e fiscalização.
> “Nosso objetivo é manter o cadastro atualizado para direcionar capacitações específicas e promover a melhoria do emprego e da renda na orla”, afirma o prefeito Mano Medeiros.
O questionário aplicado reúne dados pessoais e comerciais, como tipo de produto vendido, locais de preparo, equipamentos utilizados, impactos ambientais, faturamento e acesso a crédito. A expectativa é consolidar o recadastramento até o início de novembro.
📸 Foto: Chico Bezerra / PMJG