Na tarde desta terça-feira (14), a Praça do Jacaré, no centro do Cabo de Santo Agostinho, foi tomada por meninas de diversas localidades da cidade em um ato político e simbólico por um futuro melhor. A 3ª Caminhada pelo Dia Internacional da Menina reuniu estudantes, ativistas e educadores em defesa de uma educação pública de qualidade e pelo fim das violências que ainda afetam milhares de meninas no mundo 📚✊🏽.
A ação foi realizada pelo Centro das Mulheres do Cabo (CMC), que há 41 anos atua na garantia de direitos de adolescentes e jovens, com projetos que empoderam meninas nas escolas públicas e estimulam a luta por um futuro com dignidade e equidade.
🎯 O tema deste ano foi: “Meninas Lideranças construindo um futuro melhor!”, em alusão ao Dia Internacional da Menina, celebrado no último sábado (11). A data, instituída pela ONU, visa amplificar as vozes, ações e lideranças femininas desde a infância.
📉 Segundo a UNESCO, cerca de 122 milhões de meninas no mundo ainda não têm acesso à educação — um cenário agravado por pobreza, conflitos e desastres naturais, especialmente em regiões como a África Subsaariana.
🌟 Em 2023, o CMC recebeu a visita da ativista paquistanesa e Nobel da Paz Malala Yousafzai, que conheceu de perto o projeto Meninas em Movimento pela Educação. “Tivemos a honra de receber Malala, que apoia nossa ação de combate à evasão escolar e fortalecimento da educação pública no município”, destacou Cássia Souza, representante do CMC.
🎶 A caminhada contou com a participação de estudantes das escolas Ana Maria, Ariosto Nunes Martins, Antônio Benedito da Rocha, Laura Rodrigues, Tancredo Neves, Padre Melo da Costa, Professor Natanael Medrado e Emídio Cavalcante. A animação ficou por conta das Bandas do Centro de Convivência e da Escola Ana Maria, que embalaram o trajeto com música e alegria.
📅 Lei Municipal – O Cabo de Santo Agostinho é um dos poucos municípios de Pernambuco que oficializou o Dia da Menina em seu calendário, por meio da Lei nº 768/2023. Durante o mês de outubro, as ativistas do projeto ocupam espaços públicos com ações de conscientização e mobilização.
📸 Foto: Rafael Negrão