No dia 17 de outubro, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Dor, data criada em 2004 pela Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da dor. Em Caruaru, o cirurgião dentista Pedro Miranda, membro da IASP e da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), reforçou que muitas dores são consequência direta de hábitos e escolhas incorretas 🧠🍽️🏃♂️.
> “A dor é uma dádiva divina. As pessoas não deveriam ter medo da dor, mas sim interpretá-la e entender o que ela quer comunicar”, afirmou o especialista.
Segundo Pedro Miranda, a dor é um sinal de alerta do organismo e pode ser evitada com disciplina e cuidado com o corpo, mente, ambiente e relações sociais. Ele destaca que uma vida saudável exige esforço e escolhas conscientes:
> “A saúde é construída através de escolhas corretas. E você constrói doença através de escolhas incorretas”, explicou.
🥦 O especialista também alertou sobre os riscos dos alimentos ultraprocessados, que estão associados a doenças como depressão, ansiedade e até 25 tipos de câncer, segundo levantamento realizado por ele. “Esses produtos são responsáveis por 57 mil mortes por ano no Brasil. Mais de 90% dos tipos de cânceres são resultados de escolhas”, destacou.
📆 A rotina acelerada também é um fator que compromete a saúde mental e física. “Vivemos com agendas de 30 ou 40 horas para resolver em 24. Isso atropela momentos que deveriam ser dedicados à saúde”, pontuou.
Com 30 anos de experiência, Pedro Miranda atua no tratamento da dor desde 2003 e observa que muitos pacientes poderiam evitar o sofrimento com mudanças simples de comportamento:
> “Vejo muito sofrimento nos meus pacientes. Muitas vezes, as dores que eles sentem são consequência de ações que, se fossem diferentes, nem precisariam procurar um profissional.”
🦷 Pedro Miranda é especialista em Ortodontia, Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, com vasta experiência em Odontologia do Sono (Ronco e Apneia) e Bruxismo. É membro da SBDOF, da Comissão de Odontologia do Sono do CRO/PE, e possui certificações internacionais em universidades dos EUA e Reino Unido nas áreas de dor crônica, saúde e bem-estar.
📍 Atendimento: Uniclin, Rua Vidal de Negreiros, 149 – Centro, Caruaru.