sábado, 30 de agosto de 2025

Residência em Primeira Infância de Pernambuco prorroga inscrições


O Governo de Pernambuco estendeu o prazo de inscrição para a Residência Intersetorial em Primeira Infância até o dia 7 de setembro. A iniciativa, coordenada pela Secretaria da Criança e Juventude (SCJ), Universidade de Pernambuco (UPE) e Escola de Governo de Administração Pública de Pernambuco (EGAPE), oferece 150 vagas para servidores que atuam com a primeira infância.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo formulário online. O edital completo está disponível no site da UPE.

O que é a Residência?
O programa, o primeiro do tipo no Brasil, visa capacitar profissionais de nível superior das áreas de saúde, educação e assistência social. O objetivo é formar técnicos e gestores para atuar em políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos.

A carga horária total é de 740 horas, com a maior parte do conteúdo no formato de Educação a Distância (EAD). O curso tem duração de 12 meses, de outubro de 2025 a setembro de 2026.

Segundo a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles, a formação é fundamental para a qualidade de vida das crianças, pois os profissionais aprendem a elaborar projetos aplicáveis diretamente em suas áreas de trabalho.

Requisitos e vagas
Para se candidatar, é preciso ser servidor ou empregado público do Poder Executivo (estadual ou municipal) em Pernambuco, com atuação na área da primeira infância, e ter graduação em ciências humanas, sociais ou saúde.

Do total de vagas, 20% são destinadas a candidatos que se autodeclarem pretos, oriundos de povos e comunidades tradicionais ou pessoas com deficiência.
A divulgação do resultado final da seleção foi alterada para o dia 25 de setembro, mas o início das aulas continua previsto para 6 de outubro de 2025.