sábado, 30 de agosto de 2025

Inclusão digital: curso em Pernambuco ensina idosos a usar tecnologia com segurança


Em Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, o projeto ‘VamoSimbora?’ está transformando a rotina de idosos por meio da tecnologia. O curso de letramento digital e educação financeira, oferecido pela Associação Conexão Social (ACS), capacita pessoas acima de 60 anos a utilizarem ferramentas digitais, promovendo sua autonomia e autoestima.

Aos 69 anos, a aposentada Josefa Almeida Cabral se sente mais independente depois de participar das aulas. "É gratificante fazer parte desse curso porque passei a ter independência digital e consigo fazer coisas simples sem a ajuda dos meus netos, como fazer chamadas de vídeo, ler bula de remédios e pesquisar receitas", conta.

Do PIX à Inteligência Artificial: o aprendizado na melhor idade

O projeto atende cerca de 50 idosos, que aprendem a usar a tecnologia de forma prática e segura. Nas aulas de letramento digital, eles são instruídos a utilizar a inteligência artificial para lembrar a hora de tomar remédios, ouvir música e até encontrar receitas. Além disso, o curso aborda temas essenciais como a identificação de notícias falsas, segurança de senhas e proteção de dados.

Na área de educação financeira, o aprendizado se concentra em tópicos como controle de gastos, planejamento financeiro e como realizar transações via PIX de maneira segura. “A gente percebe que nunca é tarde para aprender. Hoje me sinto mais confiante e até ajudo minhas amigas do grupo quando elas têm dúvidas”, diz a aposentada Josefa.

Segundo o coordenador Paulo Santana, o projeto ‘VamoSimbora?’ busca quebrar o paradigma de que os idosos não conseguem se adaptar à tecnologia. Ele explica que a iniciativa contribui para melhorar a autonomia e resgatar a autoestima dos participantes. A ACS também oferece aulas de hidroginástica e danças culturais para os idosos.