sábado, 30 de agosto de 2025

Banda MANJA, de Pernambuco, lança novo single e debate clichês sobre o Nordeste


A banda pernambucana MANJA lançou seu novo single, "Da Lama", uma crítica à representação clichê dos nordestinos. A música, já disponível em todas as plataformas de streaming, aborda a forma como pessoas da região são vistas em outras partes do Brasil e também reflete sobre os impactos ambientais que afetam o Nordeste.

A faixa, composta pelo vocalista Oderk e produzida por MagoJulho, Berna e Oderk, busca romper com estereótipos. “Chapéu de palha, cuscuz e roça fazem parte da nossa cultura, mas não nos resumem. Somos muito mais complexos e plurais do que isso”, afirma Oderk.

Apresentação ao vivo em São Paulo
O single será executado pela primeira vez ao vivo durante o Grand Prix Amplifica, em São Paulo. A MANJA é a única representante do Nordeste no concurso, que selecionou 20 bandas de rock de todo o país. O show acontece no dia 7 de setembro, na House of Legends.
"Da Lama" não fará parte do primeiro disco da banda, "Marginal Intelecto", que deve ser lançado ainda este ano. O álbum terá nove faixas interligadas por interlúdios que trazem reflexões sobre ancestralidade.

Formada por artistas pretos e periféricos desde 2016, a MANJA é composta por Oderk (vocal), Berna (guitarra), Sombra (guitarra), MagoJulho (vocal e baixo) e Saw Lima (bateria). A banda tem uma sonoridade crua e urbana, com a intenção de expandir a cultura suburbana para o cenário do rock nacional.