Belém, Pará - O arte-educador e contador de histórias pernambucano Guga Bezerra marcou presença histórica na 9ª edição do Prêmio Baobá 2025, realizado em Belém do Pará. Conhecido como o "Oscar dos Contadores de Histórias" no Brasil, o evento premia profissionais que promovem a arte literonarrativa, incluindo contadores de histórias, mediadores de leitura, escritores e editores. Guga foi o único pernambucano indicado ao prêmio.
Emocionado com o reconhecimento, Guga Bezerra afirmou: "Receber um prêmio a nível nacional como o Prêmio Baobá... é algo que nem chegava à minha mente". Ele destacou que a honra não é apenas pessoal, mas também representa as vozes de Pernambuco e as pessoas que cruzaram seu caminho. "Só não venho eu, mas trago comigo as vozes que me contaram histórias durante minha trajetória e tantas outras que encontro no meu fazer de contador de histórias, de mediador de leitura, de alguém que trabalha em biblioteca," declarou.
Idealizado por Antônia Andréa Souza, o Prêmio Baobá valoriza aqueles que contam, escrevem, editam e promovem o acesso à leitura no país. "Valorizar e reconhecer é necessário, e também abrir mercado para o contador de histórias e dizer para o Brasil inteiro que contar é preciso", explicou Antônia.
Nesta edição, o evento reuniu representantes de 14 estados brasileiros e do Distrito Federal. O cenário da premiação foi o barco Borari, sobre o Rio Guamá, em Belém, no Pará, durante o entardecer amazônico. Para Guga, o momento foi ainda mais simbólico por acontecer na região Norte, berço de diversas tradições culturais brasileiras. "Vim para esta terra das encantarias, trazendo no peito o meu lugar, a oralidade do meu povo, as belezas da minha amada ilha de Fernando de Noronha...", disse ele.
O prêmio, patrocinado pelo Instituto Cultural A Letria e pela Editora Letria, de Minas Gerais, reforça o papel social da oralidade e da literatura no Brasil. A equipe da Letria descreveu o evento como a "premiação máxima no Brasil aos contadores de histórias, mediadores de leitura, escritores, todos que promovem, divulgam e fortalecem a palavra oral e a escrita literária no nosso país".