terça-feira, 15 de julho de 2025

“Mais baseados que fatos reais”: novo romance de Gil Luiz Mendes mergulha em cultura canábica, afetos urbanos e crítica social


📚 O escritor, músico e jornalista pernambucano Gil Luiz Mendes lança seu quarto livro, Mais baseados que fatos reais, pela editora Badoque Livros. Misturando ironia, lirismo e ousadia, a obra propõe uma viagem literária pelo universo da maconha, atravessando também separações afetivas e as contradições do cotidiano urbano.

A trama acompanha Gustavo, um homem recém-separado, que vive o distanciamento da filha e se vê morando com os sogros. Em meio a essa nova rotina, ele decide plantar maconha num dos quartos da casa, junto com amigos. A partir daí, a história se desenrola como uma crônica contemporânea, revelando os limites entre o legal e o ilegal, entre o amor e o deboche, entre o afeto e o desencanto.

Segundo Gil, a maconha é mais que pano de fundo – é personagem ativa: “O livro fala sobre cultivo, afetos, e as formas de resistência presentes nas periferias e nas relações humanas.”

Natural do Recife, Gil também é autor de Depois da curva do S, Pala – Contos e Cantadas do Centro do Recife e organizador de A maior cidade pequena do mundo em linha reta. Também tem o podcasat Baião de Dois, na Central 3, e passagem pelas redações do Ponte Jornalismo e Alma Preta. Além disso, integra o grupo Samba Cafuçu, que anima as noites paulistanas.