O município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, receberá entre os dias 25 e 30 de julho a oficina de audiovisual “Outros Sertões e o Minuto”. A ação, gratuita e aberta ao público a partir de 16 anos, será realizada no Centro Tecnológico, antigo Cagep, no bairro São Francisco, das 14h às 18h. As inscrições estão abertas até o dia 21 de julho pelo formulário online ou presencialmente em 18/7, na Biblioteca Pública da cidade.
Com carga horária de 24 horas e direito a certificado, a formação abordará teoria e prática do audiovisual, com atividades que envolvem história do cinema brasileiro, fotografia, som e produção de curtas. Ao final, os participantes produzirão um vídeo de um minuto como trabalho final.
Entre os nomes que conduzirão as atividades estão a cineasta e pesquisadora Uilma Queiroz, a fotógrafa e artista audiovisual Mila Nascimento, e o produtor cultural e musical Alexandre Nascimento. A programação inclui debates sobre a representação do sertão na cinematografia nacional e oficinas práticas de produção audiovisual.
A oficina integra o "Festival Rua Nova de Cinema e Música", com a exibição dos curtas produzidos pelos participantes no palco do festival, em frente à igreja do bairro São Francisco, no dia 30 de julho, às 19h. Também será exibido o longa premiado O Bem Virá, de Uilma Queiroz, filmado em Afogados e na região do Pajeú.
Segundo a diretora, o projeto nasceu como desdobramento de pesquisas sobre as imagens do sertão e sua representação nas produções cinematográficas. “A oficina em Afogados é uma forma de comunicar essa trajetória de busca e reinvenção no audiovisual. É um gesto de retorno, escuta e criação coletiva”, afirma Uilma.
A iniciativa tem apoio da Lei Paulo Gustavo e é realizada pela Cabocla Produção, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Educação. Mais informações estão disponíveis no Instagram oficial @outrossertoeseominuto.