Na primeira semana de junho, cem crianças de 10 a 14 anos, estudantes da rede pública de ensino de Fortaleza, terão a oportunidade de mergulhar no universo do cinema de animação por meio do projeto Compartilha Animação. Criada em 2017, a iniciativa chega à sua quarta edição e já envolveu mais de 360 crianças.
Cinco escolas, nos bairros Vicente Pinzón, Passaré, Messejana, Vila União e Granja Lisboa, vão sediar as oficinas, que ocorrem entre os dias 2 e 6 de junho. Com seis horas de duração, cada atividade será conduzida pelo professor e cineasta Telmo Carvalho, permitindo que os alunos explorem as técnicas da animação.
O Compartilha Animação é uma ação de responsabilidade social promovida pela Enel Ceará, em parceria com a Associação Cultural Cine Ceará e apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura.
Na segunda fase do projeto, que acontece em julho, 20 alunos serão selecionados para aprofundar seus conhecimentos em aulas teóricas e práticas. Durante essa etapa, os participantes terão acesso a equipamentos profissionxais e criarão um curta-metragem sobre segurança no uso da energia elétrica. A proposta busca conscientizar sobre os riscos do consumo inadequado e a importância de medidas preventivas.
O curta produzido pelos alunos será exibido em setembro, na abertura do 35º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, no Cineteatro São Luiz. Os jovens realizadores subirão ao palco para receber um certificado, reconhecendo seu trabalho no projeto.
Além disso, o Compartilha Animação promoverá, em julho, exibições gratuitas de filmes nacionais e cearenses para a comunidade de Aquiraz.
Foto: Danilo Mattos