segunda-feira, 20 de abril de 2020

Saúde bucal dos idosos em tempos de Covid-19

De acordo com o IBGE, cerca de 11% da população brasileira não tem nenhum dente na boca, e a doença periodontal é uma das grandes responsáveis. Higiene bucal diária desempenha papel essencial. As orientações são  das cirurgiãs-dentitas Marília Vila Nova e Nayanna Pereira da Oral Unic.

Doenças gengivais, cárie dentária e radicular, dentes sensíveis, diabetes e boca ressecada são apenas algumas das condições que enfatizam a importância de uma saúde da boca em adultos mais velhos. 

Conforme se envelhece, alguns cuidados com a saúde merecem toda atenção, em especial a saúde bucal. Como os dentes permanentes estão presentes por toda a nossa vida desde a infância, é essencial cuidar deles muito bem. Neste tempo de Coronavírus, esta é uma postura essencial, principalmente por idosos e com comorbidades serem grupo de risco. 

De acordo com o IBGE, cerca de 11% da população brasileira não tem nenhum dente na boca, e a doença periodontal é uma das grandes responsáveis. Vale lembrar que à medida que envelhecemos, estamos mais suscetíveis às doenças periodontais, que além de trazerem prejuízos para a boca, podem trazer problemas para a saúde geral das pessoas, como doenças cardíacas e diabetes. 

Algumas doenças podem acentuar problemas ou sintomas:

Mal de Alzheimer

O mal de Alzheimer é a degeneração do sistema nervoso na qual há perda de funções cerebrais, que piora gradualmente com o tempo, afetando o raciocínio, o comportamento e a memória. Pacientes com mal de Alzheimer podem se esquecer de como escovar os dentes ou por que isso é importante, por isso, seus cuidadores devem ter paciência e auxiliá-los a cuidar de seus dentes.

Osteoporose

Osteoporose é um problema médico comum, que faz com que os ossos se tornem menos densos e mais propensos à fraturas. Mulheres que já passaram pela menopausa correm um risco maior de desenvolver a doença. Quando a densidade dos ossos na boca se reduz, os dentes podem amolecer. De acordo com estudos, mulheres com osteoporose são três vezes mais propensas a terem seus dentes amolecidos do que mulheres que não tem osteoporose. Muitas pessoas que possuem osteoporose recebem medicamentos anti-reabsortivos para prevenir ou tratar esta doença. No entanto, alguns desses medicamentos causam uma doença rara, mas grave, chamada osteonecrose da mandíbula, causando-lhe danos.

Doenças gengivais, cárie dentária e radicular, dentes sensíveis, diabetes e boca ressecada são apenas algumas das condições que enfatizam a importância de uma saúde bucal em adultos mais velhos. 

Algumas recomendações gerais: consulte regularmente um dentista. Mesmo que você use dentaduras, é muito importante verificar sua prótese e gengiva.

Não se esqueça de escovar três vezes ao dia por pelo menos dois minutos e usar cremes dentais que contenham flúor.

É importante passar o fio dental uma vez ao dia. Limpar entre seus dentes garante gengiva e dentição saudável.

Diminua a ingestão de açúcar refinado, como os presentes em balas e refrigerantes e cuidado com lanches muito ricos em amido. Escove os dentes logo após comer.

Não fume. O tabaco em qualquer forma está relacionado a um risco elevado de câncer na boca e na garganta, sem falar em doenças cardíacas e outras doenças sérias.

Converse com seu médico caso você tenha a boca seca, pode ser que ele troque a medicação. Caso isso não ocorra, então beba bastante água, masque gomas sem açúcar e evite o álcool, que tende a desidratar seu organismo.

Use um enxaguante bucal antibacteriano. Quando utilizado com a escovação e o fio dental, um enxaguante bucal antibacteriano pode reduzir o acúmulo de placa.

Manter seus dentes impecáveis conforme você envelhece requer algumas práticas de senso comum. Também é importante visitar regularmente um dentista profissional, porque ele poderá oferecer ainda mais recomendações e dicas de saúde bucal. Portanto, não se esqueça dos check-ups odontológicos.