segunda-feira, 20 de abril de 2020

Reduzido calendário de abastecimento de água de Fernando de Noronha

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) deu início a um novo regime de distribuição de água em Fernando de Noronha beneficiando toda a ilha com a redução em 24 horas no rodízio de abastecimento. O novo calendário de um dia com água e cinco sem já está em vigor em substituição ao regime de um dia com água para seis sem. A redução do rodízio integra o pacote de medidas adotadas pela Companhia alinhada às estratégias do Governo de Pernambuco no combate à Covid-19.

A mudança é resultado de ajustes operacionais no sistema de abastecimento do arquipélago, realizados desde o fechamento da ilha para visitação turística - apenas moradores, servidores do Estado e pessoas à frente de serviços essenciais permanecem em Noronha -, e do acompanhamento de manobras na rede. O novo regime de distribuição seguirá vigente pelo menos até a reabertura da ilha para visitantes, mas outras ações para manter o abastecimento desta forma já estão sendo estudadas pela Compesa.

Entre as intervenções estão previstas obras de perfuração de dois poços artesianos com capacidade de produção de três litros por segundo, com o investimento de R$ 50 mil. Os novos equipamentos se unem aos poços da aeronáutica cedidos por meio de convênio para o abastecimento do arquipélago. Também está em processo licitatório a obra de ampliação da captação e reservação de água do mar e do sistema de dessalinização, incluindo melhorias na rede de distribuição de água de Fernando de Noronha.

Imprensa Compesa