sexta-feira, 15 de junho de 2018

Jovens qualificados em Caruaru

Nesta sexta-feira (15), 150 jovens que passaram por capacitação na Casa das Juventudes de Caruaru, receberam os certificados das oficinas promovidas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O encontro aconteceu no prédio do programa no município, onde cinco cursos foram realizados pela Coordenação de Juventude, no período de 16 de abril a 15 de junho deste ano, no Bairro São Francisco.

A prefeita Raquel Lyra celebrou este momento junto aos estudantes, que teve também uma representação simbólica pelo fato dela ter sido a idealizadora do Programa Casa das Juventudes, enquanto Secretária da Criança e Juventude, pelo Governo do Estado. Nessa época, a sanção da regulamentação da lei nº 14.577/2011 foi assinada pelo governador em exercício, João Lyra Neto.

“Para mim é uma alegria diferenciada porque a gente lutou muito para o programa acontecer em cada um dos municípios do nosso estado e trabalhar não só a questão da qualificação profissional, mas a discussão das políticas públicas entre os jovens, como bem foi colocado hoje aqui por eles próprios, que ocupam esse espaço. Agora nós estamos fazendo o programa de qualificação para a partir de julho lançar como política pública do nosso município, nas mais diversas secretarias”, ressaltou Raquel. 

Para este momento foram oferecidas oficinas profissionalizantes de Informática e Espanhol básicos, assim como Fotografia, Photoshop e Programação, com período médio de 36 horas-aulas cada uma. O projeto de capacitações foi voltado para a inserção dos jovens no mercado de trabalho com idade entre 14 e 29 anos, onde, nessa leva, foram incluídos 11 adolescentes em medida socioeducativa de semiliberdade, através de parcerias.

“Foi a oportunidade que esses adolescentes tiveram de se profissionalizarem no retorno ao convício da sociedade. Sem isso, fica difícil resgatá-los das drogas e da criminalidade. É um trabalho que dá resultado, como aconteceu com um dos nossos jovens que foi liberado há 15 dias e iniciou o trabalho dele num ‘ciber’ em Santa Cruz do Capibaribe. É gratificante saber que daqui hoje também saem outros dois instrutores nossos, formados pela Casa das Juventudes”, destacou a coordenadora geral da Funase-Casem Caruaru, Anabel Brandão.

Imprensa Caruaru