sexta-feira, 15 de junho de 2018

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é lembrado em Caruaru

Idosos de Caruaru atendidos pelo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Irmã Werburga Schaffrath participaram de uma ação de panfletagem, nesta terça-feira (15), no bairro Maurício de Nassau, alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado também como 'Junho Lilás'. A atividade aconteceu na Praça Chico Porto, onde, antes da distribuição dos panfletos com uma poesia intitulada “Respeitar a pessoa idosa é tratar o próprio futuro com respeito”, de autoria da coordenadora de Promoção da Pessoa Idosa do município, Sônia Ramos, o grupo participou de uma aulão de zumba com instrutores do serviço.

A ação foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do município, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Caruaru (CMDI) “Para mim o dia de hoje é de festa, apesar de ser um alerta para os mais jovens”, ressaltou a aposentada Josefa Patrício Correia, de 71 anos, usuária do serviço.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi sido instituído em 2006 pela ONU (Organização das Nações Unidas). Em Caruaru, a prefeita Raquel Lyra promulgou a Lei 6.037 de maio de 2018, incluindo no calendário oficial da cidade o Dia Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, também pontuado em 15 de junho. De acordo com dados do Disque Denúncia, do ano de 2017 à maio de 2018 foram registrados, em Caruaru, 144 casos de violência contra idosos, sendo eles por maus tratos, violência física, negligência, abandono ou apropriação indébita previdenciária. Nesse mesmo período, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social de Caruaru (Creas) registrou 112 casos de violência contra os idosos pelos mesmos motivos.

As denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas diretamente ao Ministério Público, Conselho Municipal do Idoso, e também pelo Disque Denúncia, através do 3719-4545, ou no Disque 100. O Centro de Referência da Mulher Maria Bonita recebe denúncias de casos de violência contra mulheres idosas, através do telefone 3721-0499.

Atualmente, no mundo, existem 810 milhões de pessoas com mais de 60 anos, sendo que 65% das pessoas idosas vivem em países em desenvolvimento. A estimativa é que em 2050 esse número possa atingir 80%, com a possibilidade de alcançar dois bilhões de pessoas, ou cerca de 22% da população mundial. Só no Brasil, são quase 20 milhões de pessoas idosas, o que representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), do Censo 2010. 

Atenção especial - A preocupação de combater as diversas formas de violência contra a pessoa idosa, tanto doméstica, quanto institucional é mundial, para que esse grupo possa vir a ter um envelhecimento ativo e saudável. Para garantir esses direitos, em Caruaru, o Conselho Municipal de Defesa do Idoso (CMDI) atua na mediação de conflitos, recebimento e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes e realização de palestras. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do município, através da Coordenação de Promoção da Pessoa Idosa, por sua vez, se preocupa com o bem estar e a promoção dos direitos desse público, mantendo diversas atividades de lazer e qualidade de vida voltada para eles, atuando também na formação dos servidores municipais para prestar um melhor atendimento.

Imprensa Caruaru