terça-feira, 24 de abril de 2018

Hipertensão arterial em discussão no Hospital Miguel Arraes

Quinta-feira, 26 de abril, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 32,5% dos mais de 208 milhões 914 mil brasileiros sofrem com a doença, silenciosa e progressiva.

Para alertar os usuários do sistema de saúde, o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, promove uma palestra na quinta-feira, a partir das 10h, no internamento do 4º andar. O objetivo é chamar atenção para a doença, que é responsável direta ou indiretamente por 50% das mortes cardiovasculares no Brasil. Má alimentação, obesidade, sedentarismo, álcool e fumo são motivos que podem elevar o número de pessoas com hipertensão.

A atividade é uma iniciativa conjunta do Serviço Social, Nutrição e Clínica Médica. Para o coordenador de Clínica Médica do Hospital Miguel Arraes, Fábio Queiroga, toda a sociedade deve se voltar para a conscientização, a prevenção e o tratamento da pressão alta. “A doença é determinada pelos altos níveis da pressão sanguínea nas artérias. Porém, muitas vezes é assintomática e age silenciosamente, podendo causar acidente vascular cerebral (AVC), enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca”. 

Todo indivíduo adulto deve, pelo menos uma vez a cada um ou dois anos, medir sua pressão arterial. Se for fumante, obeso, diabético ou se tiver história familiar de hipertensão, a pressão deve ser medida cerca de duas vezes por ano. Já os pacientes sabiamente hipertensos devem medir a pressão arterial pelo menos uma vez por semana para saber se a hipertensão está sob controle.

Menores - A hipertensão também tem atingido cada vez mais crianças e adolescentes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, de 6 a 8% dos jovens brasileiros, entre 7 e 20 anos, apresentam pressão alta. O índice é quase o dobro dos últimos 20 anos na faixa de idade e possui relação direta com o consumo de alimentos industrializados e com o sedentarismo. Na adolescência, o uso de anabolizantes e anticoncepcionais, além do consumo de bebidas alcoólicas pesam sobre a doença.

“Para evitar a pressão alta, as pessoas precisam ficar atentas a alguns cuidados. Das ações de prevenção, as principais são os hábitos saudáveis de vida: atividade física regular, 30 minutos de caminhada moderada por dia pelo menos cinco vezes por semana e uma alimentação saudável, especialmente com pouca quantidade de sal”, orienta Fábio Queiroga.


Com informações da jornalista Iana Gouveia