terça-feira, 24 de abril de 2018

Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá onde o lúdico e a magia se encontram

Fundado no dia 19 de dezembro de 1994 pelo bonequeiro Fernando Augusto Gonçalves, o Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá pulsa no coração de Olinda. Primeiro Museu de Mamulengos da América Latina é administrado pela Prefeitura Municipal de Olinda. Localizado na Rua de São Bento, 344 – Varadouro, o local é residência de mais 1.200 bonecos, antigos e contemporâneos que se dividem em alas com temas específicos.

Quem passeia pelo museu visita as salas temáticas, como a Encantados, que retrata o mundo do sobrenatural, a dos Mestres que comporta bonecos do século XIX dos maiores bonequeiros do Brasil, a sala dos Costumes que retrata as manifestações culturais do nosso Estado e a Folclórica, que explora o Bumba Meu Boi e outros semblantes nordestinos.

Uma das missões do Tiridá é disseminar as várias manifestações do conhecimento popular fazendo com que mais pessoas possam ter acesso a ele. A estrutura conta com um auditório, que além de ter o uso aberto ao público desde que pré-agendado, pode ser usada para aulas, oficinas e exibições de filmes temáticos.

Além disso, é uma proposta da administração receber alunos das redes municipal e estadual, ao longo do ano, uma vez que para esses jovens a entrada é gratuita, tornando-se uma importante ferramenta de ensino. O ambiente, aconchegante e convidativo, passou no começo de 2017 por uma requalificação estrutural para atender melhor o público visitante.

Serviço:
Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá
Rua de São Bento, 344 – Varadouro, Olinda
Visitas: De segunda a sexta-feira das 9h às 17h.
Entrada: R$ 4,00 (INTEIRA) R$ 2,00 (MEIA).

Imprensa Olinda