quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Elevador da Prefeitura do Recife despenca do 15º andar e deixa feridos

O elevador de número dois do prédio da Prefeitura do Recife (PCR), localizada no Cais do Apolo, despencou do 15º andar e deixou sete pessoas feridas, por volta do meio-dia desta quinta-feira (29). Três delas deram entrada no setor de trauma do Hospital da Restauração, no Derby, área Central do Recife, e passam bem. As vítimas foram identificadas como Erivelton Gustavo, de 18 anos, Nadilson Borges de Melo, 58, e Ariane Carla Lima Dias, 23. Uma mulher identificada como Gilmara Regueira da Silva Braga foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira e encontra-se na ala vermelha. Embora esta ala seja destinada a pacientes em estado grave, a paciente teve apenas luxações leves. Outra pessoa, uma senhora que não teve o nome divulgado, foi levada para o Hospital Esperança e, segundo a assessoria da unidade de saúde, não corre risco de morte. As demais vítimas foram encaminhadas para UPA's da região.
O técnico administrativo da PCR, José Florêncio, acredita que o motivo da queda tenha sido excesso de passageiros, já que o elevador não apresentava problemas e recebe manutenção periodicamente. Ainda de acordo com José Florêncio, a capacidade máxima é de 22 pessoas. O técnico administrativo também informou que o tempo entre a queda e a abertura da porta foi de 10 minutos. Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros e uma ambulância do Samu foram acionadas para prestar socorro às vítimas.

Mobilização foi feita para os primeiros socorros
De acordo com o administrador do prédio, João Roberto, que trabalha na PCR há oito meses, os seis elevadores do local são vistoriados diariamente. Desde quando ele assumiu o cargo, o elevador que despencou, o de número dois, não teria apresentado nenhum problema. Os elevadores do local têm 12 anos e, no mês passado, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, abriu licitação para a compra de elevadores mais modernos. Ainda segundo João Roberto, o prazo para troca das máquinas é de 18 meses. O prédio recebe, diariamente, cerca de 10 mil pessoas.

No momento da queda, funcionários de todos os setores fizeram uma mobilização para realizar os procedimentos de primeiros socorros. O secretário de Saúde, Jailson Correia, também participou do socorro. Segundo informações de testemunhas, grande parte das pessoas que estavam no elevador são funcionários da Secretaria de Saúde e iriam almoçar.
A Secretaria Municipal de Administração informou que a máquina sofreu uma pane e teve o freio de emergência acionado. De acordo com o órgão, cerca de 18 pessoas estavam no elevador no momento do acidente e sete delas foram encaminhadas para unidades de saúde. A possibilidade de o acidente ter sido provocado não foi descartada pela Polícia Civil. Por causa disso, a titular da Delegacia da Boa Vista, Patrícia Oliveira, instaurou um inquérito para investigar as causas da queda. 
    O Instituto de Criminalísticas (IC) enviou dois peritos e um técnico para o local, para realizar a perícia inicial. O órgão deverá apresentar um laudo no prazo estimado de 10 dias. O cumprimento deste prazo vai depender da necessidade do uso de equipamentos que apenas a Universidade Federal de Pernambuco detém. Além do IC, profissionais da Atlas - empresa responsável pela manutenção do equipamento - também foram enviados ao cenário em busca de pistas sobre as causas do acidente. A empresa deverá se pronunciar sobre o ocorrido ainda hoje.

    Folha PE