quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Passageiros podem ficar sem ônibus e metrô amanhã

O Dia Nacional de Mobilização e Paralisação, programado para ocorrer na próxima sexta-feira (30), deve afetar várias categorias ligadas às centrais sindicais de Pernambuco. A manifestação pretende chamar a atenção do governo para uma lista de nove reivindicações, como o fim do fator previdenciário, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação e um reajuste digno para os aposentados.
Das categorias ligadas ao transporte público do Estado, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e os sindicalistas da Oposição Rodoviária de Pernambuco estudam a possibilidade de paralisar as atividades. O assunto está sendo discutido em reuniões agendadas para ocorrer ao longo da  semana.
De acordo com o presidente da Oposição dos Rodoviários, Jucelino Macedo, a categoria se reuniu nessa segunda-feira (26) e a maioria optou pela paralisação. “Nossa ideia é começar a parar os ônibus a partir das 5h em Suape e descer até o centro do Recife. Com isso nós queremos mobilizar e incentivar as outras categorias a aderirem ao manifesto”, explicou.
Os detalhes da mobilização serão discutidos em uma nova assembleia que deve ocorrer nesta quarta-feira (28). Já o Sindmetro-PE está convocando todos os integrantes da categoria para uma assembleia extraordinária que será realizada às 18h da próxima quinta-feira (29), na Praça Milverne Lima, localizada na Estação Central. Na ocasião, eles irão decidir se aderem à paralisação de 24 horas na sexta-feira.

Confira a lista de reivindicações das categorias:

1-JORNADA DE 40HS, SEM REDUÇÃO DE SALÁRIOS

2-CONTRA O PL 4.330, SOBRE TERCEIRIZAÇÃO

3-FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO

4-10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO

5-10% DO ORÇAMENTO DA UNIÃO PARA SAÚDE

6-TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE

7-REAJUSTE DIGNO PARA OS APONSENTADOS

8-REFORMA AGRÁRIA

9-FIM DOS LEILÕES DE PETRÓLEO

Portal Leia Já