sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ampliação do Programa PE Conduz

O governador Eduardo Campos assinou, nesta quarta-feira (28/08), o Projeto de Lei que amplia os serviços do Programa Pernambuco Conduz, iniciativa criada em agosto de 2011 para transportar gratuitamente pessoas com dificuldade de locomoção até o local do tratamento. Em solenidade na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções, Eduardo fez a entrega simbólica de 15 novas vans, que se somarão a outras 30 unidades, totalizando uma frota de 45 vans adaptadas. Com o reforço, os trabalhos do PE Conduz chegarão a oito dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) que ainda estavam sem a cobertura, e também abrangerão nove municípios do Agreste e Petrolina, no Sertão do Estado. O investimento no programa é de cerca de R$ 13,5 milhões.

“Vamos seguir ampliando o PE Conduz. Esse crescimento será, inclusive, apoiado na abertura das Unidades de Pronto Atendimento Especialidades (UpaE) em cada microrregião do Estado. Porque essas unidades têm serviços de terapia, psicologia e outros que são apropriados à assistência de pessoas portadoras de deficiência”, garantiu o governador, após entregar as chaves das novas vans.

O programa já contava com uma frota de 15 vans em operação. Atualmente, são atendidas 98 pessoas, num total de 1680 procedimentos por mês. Com a ampliação, espera-se alcançar uma média de mais de 4 mil procedimentos por mês.

Portadora de limitação motora devido a uma má formação congênita, Emilly Vitória, de seis anos, pediu ao governador para fazer uma oração em agradecimento à ação do Conduz PE. Sua mãe, a dona de casa Joana D’arc Barros, falou das dificuldades encontradas por elas até a inscrição no programa. “Quando dependíamos de ônibus, sofríamos muito. Precisava contar com a sensibilidade de outros passageiros para conseguir subir com ela no ônibus. E isso tudo era um fator complicador. Me atrasava muito. Já cheguei até a desistir de levá-la para uma sessão de terapia. Agora, com o PE Conduz, consigo não somente chegar antes do horário marcado, como aumentar o número de visitas, potencializando os resultados”, reconheceu Joana.

Das 45 vans, 35 novas unidades circularão por toda a RMR; outras cinco seguirão para Caruaru, que será o município polo do programa no Agreste. Já no início de setembro, será a vez de Petrolina receber as cinco unidades restantes. As vans do PE Conduz são totalmente adaptadas e servem para transportar apenas pessoas que tenham comprometimento severo da mobilidade e usuárias de cadeira de roda. Tanto os novos veículos como os mais antigos contam com plataforma e elevador, salão livre, vagas para três cadeiras de rodas e assentos para três acompanhantes, fixados com trava e cinto de segurança, além de policial socorrista dos Bombeiros e do motorista.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, fez questão dividir com seus antecessores o empenho “para poder promover tantas ações de garantia dos direitos para muitas pessoas que estavam excluídas”. “Só um governador que tem como premissa não só o olhar para o outro, mas que se coloca no lugar do outro efetivamente, consegue ampliar e somar, junto com os saberes de vocês, para fazer com que esse serviço seja completo. No popular mesmo, não tem ‘meia-sola’. Fazemos aqui como faríamos pelos nossos filhos e familiares”, sublinhou a secretária.

O cadastro no PE Conduz pode ser feito pela Central de Atendimento, pelo telefone 0800-281-03-12, ou pelo site www.peconduz.pe.gov.br. Outra opção é na sede da Sead (rua Guilherme Pinto, 133, bairro das Graças, Recife). Cada usuário cadastrado terá direito a três agendamentos semanais para tratamento em hospitais e clínicas credenciadas. As rotas das vans serão montadas a partir do paradeiro dos usuários.

DE VOLTA À ATIVA – Durante a entrega das novas vans, o governador Eduardo Campos ainda enviou um segundo Projeto de Lei à Assembleia Legislativa de Pernambuco. O texto altera a legislação das Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, assegurando ao servidor que apresente algum tipo de deficiência, o direito de escolher se deseja permanecer na ativa, ao invés de ser automaticamente reformado. Caso opte por continuar ativo, o policial será readaptado em função compatível com a sua debilidade.

Afastado do serviço de comissário desde 2007, Raimundo Lino comemorou bastante a mudança. “Hoje, completo 46 anos, e não existe presente maior do que esse que o governador está me dando. É uma quebra dos preconceitos. Damos o melhor que temos para a segurança de todos, e não é uma cadeira de rodas que vai nos impedir de continuar servindo à população”, afirmou o policial. Para o governador, este é um “ato de justiça” e uma parte importante, inclusive, “da reabilitação e do bem-estar dessas pessoas”. “Devemos continuar aprendendo com vocês a não desanimar e a ir mais longe a cada dia”, complementou Eduardo.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco