sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Banco da Mulher em Jaboatão

A Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque, participou da cerimônia de assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e o Banco do Nordeste – BNB para a criação do Banco da Mulher. Pioneira em todo o Estado a ação visa facilitar o microcrédito orientado para as empreendedoras do município, proporcionando a melhoria socioeconômica destas mulheres, através da ampliação das atividades econômicas. O evento foi realizado na sede da prefeitura, em Prazeres com a presença do prefeito Elias Gomes, da secretária executiva da mulher do municípios, Ana Selma dos Santos, representantes da entidade financeira, entre outros.
O Banco da Mulher de Jaboatão funcionará oferecendo acesso ao microcrédito orientado, onde as mulheres poderão obter um empréstimo em valores que variam de R$ 100,00 a R$ 15 mil, com taxas e juros abaixo dos praticados no sistema financeiro. A secretária Cristina Buarque elogiou a iniciativa, comentando que é importante para a consolidação das políticas públicas de gênero, já que com o acesso ao crédito, as mulheres podem incrementar ou até mesmo modificar a sua fonte de renda, melhorando a sua qualidade de vida e de toda a família, “a Secretaria Estadual da Mulher vai incentivar que outros municípios pernambucanos adotem ações semelhantes, também como uma forma de reduzir as desigualdades”.  
Em sua fala, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes afirmou que a criação do Banco da Mulher representa um avanço no desenvolvimento da economia feminina, “é um passo adiante na oferta de mais oportunidades ao segmento feminino”, destacou. Já a gestora municipal de políticas públicas para as mulheres, Ana Selma dos Santos, explicou que a iniciativa visa a melhoria das condições de vida das mulheres empreendedoras, prioritariamente as chefes de família, “com isso estaremos valorizando as mulheres nos processos de gestão”.
Secretaria da Mulher de Pernambuco