A tão aguardada Black Friday acontece no próximo 28 de novembro e deve movimentar cerca de R$ 2,45 bilhões em Pernambuco, segundo a Fecomércio-PE. Para garantir que os consumidores aproveitem os descontos com segurança, o Procon-PE, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), reuniu uma série de recomendações importantes. 🛍️💻
⚠️ Principais orientações do Procon-PE
- Faça uma lista do que realmente precisa para evitar gastos desnecessários.
- Guarde provas das ofertas e verifique se estão sendo cumpridas (artigo 37º do CDC).
- Desconfie de preços muito abaixo da média e pesquise a reputação da loja.
- Prefira acessar o site oficial das lojas e evite clicar em links suspeitos recebidos por e-mail, telefone ou redes sociais.
- Nas compras online, verifique se o endereço contém “https” e o cadeado de segurança.
- Evite usar computadores de terceiros ou redes wi-fi públicas.
- Guarde todos os comprovantes da compra.
- Em caso de produtos com defeito, mesmo em liquidações ou mostruário, o fornecedor tem até 30 dias para reparar o problema (artigo 18º do CDC).
📞 Como denunciar práticas abusivas
Em situações de descumprimento das normas, o consumidor pode registrar denúncia junto ao Procon-PE:
- Atendimento presencial: Rua Floriano Peixoto, nº 141, bairro de São José, Recife.
- Unidades conveniadas e postos do Expresso Cidadão.
- Telefone: 0800 282 1512.
- E-mail: denuncia@procon.pe.gov.br.
🔗 Mais informações podem ser conferidas no site oficial: www.procon.pe.gov.br