O Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) solicitou providências urgentes ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) da Bahia para rever a interdição do tráfego de caminhões com mais de quatro eixos na ponte Presidente Dutra, que conecta Petrolina-PE a Juazeiro-BA. A medida, imposta pelas obras da Travessia Urbana em Juazeiro, tem impactado diretamente o escoamento da produção agrícola da região.
Durante reunião realizada na terça-feira (16), na sede do SPR, representantes da Prefeitura de Petrolina, do setor de transportes e logística, Sindicombustíveis Bahia, Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, Abrafrutas, Valexport e produtores locais apresentaram sugestões para solucionar o impasse. A principal preocupação é o aumento de mais de 800 quilômetros no trajeto dos caminhões até os portos exportadores, o que eleva os custos e compromete a competitividade da produção.
“Estamos em plena safra do segundo semestre de 2025, com 56 mil hectares de manga e 16 mil hectares de uva em produção. São mais de mil caminhões circulando semanalmente. Essa restrição é insustentável”, alertou Jailson Lira, presidente do SPR, durante o encontro que contou com a participação online do superintendente do DNIT Bahia, Roberto Alcântara de Souza, e do inspetor da Polícia Federal, Paulo Lima.
Como encaminhamento, foi formado um grupo de trabalho entre os produtores e as autoridades envolvidas. Estão previstas uma reunião online nesta quarta-feira (17) e um encontro presencial na quinta-feira (18), com o objetivo de buscar soluções imediatas. “Sabemos da importância do segmento agrícola para o desenvolvimento do nosso país e vamos analisar cada ponto exposto, para juntos encontrarmos alternativas que atendam a todos”, afirmou Roberto Alcântara.