quinta-feira, 18 de setembro de 2025

🎶 Petrúcio Amorim celebra 40 anos de carreira com emoção e música sinfônica no Instituto Ricardo Brennand #AoVivoEemCores


Recife, PE — O cantor e compositor Petrúcio Amorim vive um dos momentos mais marcantes de sua trajetória artística. Celebrando 40 anos de carreira, ele é o homenageado central do projeto São João Sinfônico, que acontece nesta quinta-feira (18) no Instituto Ricardo Brennand, em Recife, e também marca os 23 anos do Instituto.

Visivelmente emocionado, Petrúcio descreveu a experiência como “uma coisa única”. “O coração tá batendo, tá batendo. Muita emoção. Cantar com orquestra de câmara, comemorar os 40 anos dessa forma, com um estilo bem erudito… é uma magia, um sonho. Uma realização que a gente vai lembrar até o último dia”, declarou.

O projeto propõe uma fusão ousada entre o forró e a música de concerto, com arranjos sinfônicos para clássicos do repertório de Petrúcio — como “Tareco e Mariola”, “Meu Cenário” e “Confidências”. A Orquestra de Câmara de Pernambuco, sob regência do maestro José Renato Accioly, é responsável por dar nova roupagem às canções, sem perder a essência popular que as consagrou.

Petrúcio brincou com o trocadilho que virou lema do evento: “O sinfônico com o sanfônico dá certo. Tá muito bonito.” E destacou a qualidade do repertório e das participações especiais: “Ontem tivemos duas artistas maravilhosas, Solange Almeida e Joyce Alane. Hoje temos Flaira Ferro, Letícia Bastos e As Januárias. Só mulheres encantando e iluminando o salão.”

Em um momento de pura entrega, Petrúcio cantou um trecho de “Meu Cenário”, emocionando o público com versos que falam de amor e memória afetiva:  
“Nos braços de uma morena eu quase morro um belo dia / Ainda me lembro o meu cenário de amor…”

A noite no Instituto Ricardo Brennand se transforma, assim, em um marco da música nordestina — onde o erudito e o popular se encontram para celebrar a poesia, a cultura e a força de um artista que há quatro décadas canta o coração do povo.