O Centro Cultural Mestre Dié, em Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, recebe a partir desta terça-feira (16) a exposição itinerante Expressão de Liberdade, iniciativa do Centro das Mulheres do Cabo (CMC) com apoio da organização internacional Freedom Found e parceria da prefeitura local. A mostra, que segue até o dia 19 de setembro, é alusiva ao Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, celebrado em 23 de setembro.
A exposição tem como objetivo denunciar a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes, crime que afeta principalmente meninas negras e jovens mulheres, gerando graves violações de direitos. As obras foram produzidas por adolescentes do Projeto Novas Pérolas, vinculado ao Programa Com.Direitos, que reúne estudantes de escolas públicas das comunidades do Cabo.
A abertura oficial acontece às 11h, com a presença das jovens artistas e da coordenadora da ação, Hydiane Lima. “A exposição foi construída com a participação de meninas adolescentes das instituições do Programa Com.Direitos, dentre elas, as participantes do Projeto Novas Pérolas, que é coordenado pela ONG feminista CMC. O foco é visibilizar o 23 de Setembro e provocar reflexão sobre esse tipo de violência silenciada”, afirmou Lima.
Antes de chegar ao Centro Cultural Mestre Dié, a mostra foi exibida no Palácio da Cultura, no início do mês. Após o período em Ponte dos Carvalhos, as obras seguem para o SENAI/Cabo, onde ficarão expostas de 23 a 26 de setembro. A visitação no Centro Cultural acontece das 8h às 17h, com entrada gratuita. Já no SENAI, localizado na antiga PE 28, Jardim Santo Inácio, o público poderá conferir os trabalhos nos horários das 7h30 às 11h30 e das 13h às 22h.