O programa Caruaru Moda Mundo, iniciativa do Sebrae/PE em parceria com a Prefeitura de Caruaru, chega à sua sétima edição com resultados expressivos e novas oportunidades para empreendedores da indústria da confecção. A nova turma será iniciada no dia 16 de setembro, na sede regional do Sebrae na Capital do Forró, e contará com 12 meses de acompanhamento intensivo voltado à inovação, gestão e transformação digital.
Dez pequenos negócios do setor de moda foram selecionados para participar da edição 2025, que oferece mentorias e consultorias especializadas com o objetivo de fortalecer a competitividade e sustentabilidade das empresas. Segundo levantamento da edição anterior, os participantes registraram aumento médio de 60% no faturamento, crescimento de 40% na produção de peças e evolução de 31% na maturidade gerencial e inovação.
Gilson Gonçalves, especialista do Sebrae/PE na Indústria da Confecção, destaca que metade dos empreendedores implementou sistemas de CRM, 40% iniciaram vendas online e 60% adotaram novos meios de pagamento. “A metodologia do programa prepara os negócios para o mercado e para a Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco, onde os empreendedores apresentam seus produtos a compradores de todo o país”, explica.
📈 Resultados concretos
Na 39ª edição da Rodada de Negócios, realizada em março de 2025, as empresas participantes do programa movimentaram cerca de R$ 120 mil em vendas, com mais de 3,4 mil peças comercializadas e ticket médio de R$ 4,9 mil por pedido.
👗 Depoimentos de quem viveu a transformação
Yasmine Jessyca dos Santos, da marca Flor de Menina, afirma que o programa contribuiu para o aumento da produção, redução de retrabalho e precificação correta. Já Eric Estanislau Galdino, da Boneca de Barro, destaca o acesso a novos mercados e parcerias estratégicas proporcionadas pela Rodada de Negócios.
🏭 Sobre o programa
O Caruaru Moda Mundo é financiado em 70% pelo Sebrae/PE e 30% pela Prefeitura de Caruaru, com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e do Armazém da Criatividade. A seleção é feita por edital público e contempla microempresas e empresas de pequeno porte com CNPJ ativo no município.