O Santander anunciou o lançamento do Projeto Social Integrado Santander em Pernambuco e no Maranhão, com o objetivo de ampliar o impacto social em 30 municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A iniciativa combina diversas frentes de atuação para promover o desenvolvimento local, a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida da população.
A ação focará em cultura e esporte, com três projetos principais:
* Farol Viajante: uma carreta adaptada que leva a exposição imersiva "Oceanos", com foco em arte e cultura, para alunos da rede pública.
* Sinta o Som: oferece vivências musicais a estudantes, estimulando a criatividade e o trabalho em grupo.
* Esporte que Transforma: usa o esporte educacional como ferramenta de cidadania, capacitando educadores e promovendo eventos comunitários.
Geração de Renda e Apoio Local
O projeto também busca fortalecer o empreendedorismo com a Formação Empreendedora, capacitando organizações sociais para que se tornem multiplicadoras de conhecimento. Além disso, o programa Educar para Prosperar oferecerá capacitação em educação financeira para clientes e não clientes do Prospera, programa de microcrédito do Santander.
Para fortalecer as políticas públicas locais, o banco oferecerá capacitação e assessoria técnica aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa por meio dos programas Amigo de Valor e Parceiro do Idoso.
A head de Experiência, Cultura e Impacto Social do Santander, Bibiana Berg, afirmou que o projeto materializa o compromisso do banco em deixar um legado nas comunidades. "Estamos combinando nossa presença institucional com soluções sociais de efetividade comprovada e forte mobilização local", destacou.
Cidades pernambucanas beneficiadas:
* Afrânio
* Águas Belas
* Bodocó
* Bom Conselho
* Brejo da Madre de Deus
* Caetés
* Capoeiras
* Cupira
* Flores
* Iati
* Lagoa Grande
* Pombos
* Riacho das Almas
* Santa Maria da Boa Vista
* Trindade