O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), iniciou um novo ciclo em Pernambuco para capacitar 150 empresas a atuar no comércio internacional. O programa será realizado em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.
Com um investimento de R$ 2,1 milhões, o PEIEX-PE vai oferecer consultorias e suporte técnico gratuitos para negócios de diferentes portes e segmentos. A meta é preparar as empresas para exportar de forma planejada, segura e competitiva, fortalecendo a presença de produtos e serviços pernambucanos no mercado global.
O sucesso da primeira fase da parceria, iniciada em 2021, garantiu a renovação do convênio até 2027. Uma nova equipe de nove especialistas foi contratada e treinada para trabalhar diretamente com os empresários.
A gerente de Novos Negócios do Senac Pernambuco, Peggy Côrte Real, ressaltou o papel transformador do programa. “O PEIEX tem um papel transformador, porque ajuda as empresas a enxergarem o mercado internacional como um caminho possível e seguro. Estamos conectando empreendedores a especialistas, reduzindo barreiras e mostrando que Pernambuco tem potencial para ser referência global em bens e serviços”, destacou.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, afirmou que o PEIEX é uma ferramenta importante para que as empresas pernambucanas se fortaleçam e conquistem novos mercados. "Esse programa significa não apenas a chance de exportar, mas também de estruturar negócios de forma mais competitiva e inovadora. Para o Sistema Fecomércio-PE, é uma grande satisfação estar ao lado da ApexBrasil nesse processo", pontuou Peixoto.