O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), e o Conselho Estadual dos Direitos da População LGBTQIAPN+ (CEDPLGBTQIAPN+/PE), realizam a IV Conferência Estadual dos Direitos da População LGBTQIAPN+. Com o tema "Consolidando a Política Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ – Pernambuco pela Diversidade", o evento acontece de 29 a 31 de agosto, no Hotel Casa Grande, em Gravatá. A conferência é a primeira a ser realizada desde 2016, marcando a retomada de um importante espaço de diálogo e articulação de políticas públicas para a comunidade.
A conferência foi pensada como um espaço democrático para que a sociedade civil, municípios e o Governo Estadual possam debater e propor ações voltadas à promoção e à garantia dos direitos da população LGBTQIAPN+ para os próximos anos. O objetivo principal é garantir uma ampla representatividade e reforçar o compromisso de construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
A programação será organizada em torno de quatro eixos temáticos:
* Eixo I: Enfrentamento à violência LGBTQIAPN+
* Eixo II: Trabalho digno e geração de renda para a população LGBTQIAPN+
* Eixo III: Interseccionalidade e interiorização
* Eixo IV: Institucionalização da Política Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+
Cerca de 311 delegados estaduais, eleitos nas etapas preparatórias, participarão do evento presencialmente, juntamente com membros do Conselho Estadual e representantes dos Conselhos e Secretarias Nacionais de Direitos Humanos.
Ao final da conferência, os participantes votarão nas propostas discutidas, selecionando até 20 prioritárias para o nível estadual e quatro para o nível nacional. Essas propostas serão apresentadas na 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que acontecerá em outubro, em Brasília. Além disso, o evento também elegerá os 50 representantes de Pernambuco — tanto da sociedade civil quanto do setor público — que participarão da etapa nacional.