terça-feira, 20 de maio de 2025

Nill Júnior reassume presidência da ASSERPE por mais um ciclo


 Em assembleia extraordinária realizada virtualmente na última sexta-feira, a Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (ASSERPE) deliberou mudanças na sua diretoria após a renúncia do presidente eleito, Cacá Marthins. A decisão foi tomada em virtude de sua contratação por um grupo empresarial que não possui veículos de comunicação no estado.

O anúncio oficial ocorreu após reuniões de transição, nas quais Marthins justificou sua escolha e destacou sua preocupação com o futuro da entidade. O atual presidente, Nill Júnior, corroborou essa visão, evidenciando a necessidade de estabilidade na gestão.

Com a renúncia aprovada, o advogado Edmilson Boaviagem apresentou o parecer baseado no Estatuto da entidade, que prevê a posse do vice-presidente de TV como sucessor imediato. No entanto, o ocupante do cargo, Iuri Maia Leite, alegou incompatibilidade de agenda devido às suas funções entre Recife e São Paulo e sugeriu que o vice-presidente de Rádio, Nill Júnior, assumisse mais um mandato.

A indicação foi apoiada por membros da Diretoria e associados. Ao aceitar a continuidade, Júnior condicionou sua permanência à realização de reformas estatutárias, que incluem maior rotatividade na Mesa Diretora, a fusão entre a ASSERPE e o SERTEPE, o fim da reeleição e a implementação de um mandato único de três anos, seguindo modelo similar ao da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT).

Além da reestruturação administrativa, Júnior destacou a importância de dar continuidade aos avanços conquistados nos últimos anos. Entre os eventos futuros previstos no calendário da ASSERPE, destacam-se o Encontro ASSERPE, programado para outubro deste ano, e o Fala Norte Nordeste, marcado para novembro de 2026.