quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Empresas da Construção Civil adotam medidas de cuidados com as ondas de calor

 

As constantes ondas de calor que estamos vivendo tem sido uma preocupação para algumas entidades do setor da Construção Civil. Visto que a exposição prolongada pode causar alguns problemas como desidratação, exaustão térmica, queimaduras solares e até mesmo câncer de pele, empresas do setor têm adotado medidas que visam proteger o colaborador de canteiros de obras.

De acordo com Juliana Barros, engenheira de segurança do trabalho da Viana & Moura, adotar medidas para o enfrentamento da onda de calor na nossa região é principalmente focado na redução dos impactos sobre a saúde do colaborador e ainda prestar o atendimento adequado nas diversas situações que possam comprometer a integridade do estado de saúde dos trabalhadores da Construção Civil.

A Viana & Moura Construções adotou uma série de medidas que fazem parte das exigências previstas nas Convenções Coletivas de Trabalho. "Pensamos sempre no bem estar dos colaboradores que estão nas obras, por isso adotamos medidas como disponibilização de água mineral gelada, banheiros com chuveiros para se refrescarem; fornecimento de óculos escuros com proteção UV, boné árabe, protetor solar, vestimenta clara, camisa com fator de proteção UV", explica Juliana Barros.

Além disso, a empresa também tem incentivado e orientado os trabalhadores com relação a importância de seguir essas medidas. "É importante que os colaboradores entendam o porquê das medidas são tão essenciais. Por isso, estamos intensificando as orientações sobre os cuidados que devem ser considerados nesses momentos, informando sobre a importância da hidratação, cuidados relacionados à exposição ao sol e calor, sinais e sintomas de gravidade e a procura de serviço de saúde quando necessário", pontua.