sábado, 22 de maio de 2021

Plano Recife 500 Anos: como o recifense espera e deseja a sua cidade no futuro?

 

O Recife será a primeira capital brasileira a comemorar 500 anos. A data será celebrada em 12 de março de 2037. Ainda faltam 16 anos para o aniversário de cinco séculos da cidade, mas o Recife já sabe onde quer chegar. Esse caminho até os 500 anos integra o planejamento a longo prazo da capital pernambucana, o Plano Recife 500 Anos. Executado pela Agência Recife de Inovação e Estratégia (ARIES), o planejamento é resultado de um processo de escuta aberto à toda a sociedade e construído com a colaboração de especialistas, academia, organizações sociais, entidades de classe, sociedade civil organizada, bem como pela população em geral.

Um debate que deu voz a cerca de 5 mil pessoas que puderam dizer como imaginam e esperam que o Recife esteja no seu aniversário de 500 anos. Como será nosso espaço urbano, como será nossa educação? Foram algumas perguntas que colocamos no debate. O resultado dessa discussão está consolidado em uma publicação, disponível no site www.rec500.org.br, e pretende preencher uma lacuna de pensar o desenvolvimento da cidade para além dos tempos políticos.

O Plano Recife 500 Anos é uma estratégia de cidade passando por todos os temas que estão no cotidiano da população: saúde, educação, empreendedorismo, inovação, meio-ambiente, clima, primeira infância, entre outros.

O plano se divide em seis grandes áreas a serem trabalhadas desde a conectividade universal para tornar a cidade uma metrópole global preparada para as transformações culturais, tecnológicas e econômicas do século 21; oferecer serviços e infraestrutura a todos os cidadãos; trabalhar a conexão dos espaços públicos e privados; priorizar a primeira infância e ainda devolver as águas ao recifense e agir em seu favor. É um importante instrumento para guiar a ação pública e subsidiar o acompanhamento e a avaliação, por parte dos recifenses, do progresso alcançado rumo ao futuro sonhado.