sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Mutirão dos Superendividados

Começa na próxima segunda-feira (25.11) o Mutirão dos Superendividados do Procon-PE, no Recife. A ação vai até o dia 06 de dezembro, na Rua Floriano Peixoto, 141, bairro de São de José, das 8h às 14h. O Mutirão visa levar até o consumidor negociações facilitadas, que caibam no orçamento da família. Irão participar Celpe; Compesa; Bancos, todas as telefonias que englobam TV a Cabo e Internet e as prefeituras de Olinda e Recife, negociando o IPTU. O número de fichas é limitado. “A situação financeira das famílias brasileiras está muito difícil e esta é mais uma oportunidade que o Governo de Pernambuco dá a população para que conclua o ano com as contas em dia” explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

NEGOCIAÇÕES - No mutirão, as audiências são feitas na hora e acompanhadas por advogados do Procon a fim de garantir que o consumidor receba, de fato, uma proposta diferenciada e que se enquadre em sua realidade financeira. Todas as empresas - exceto os bancos, que precisam do prazo de dez dias para apresentarem as propostas - realizam audiências no momento do atendimento para que o consumidor saia do local já com a negociação fechada.

Na sua maioria, as empresas tiram juros, multas e dividem a dívidas em número de parcelas maiores que oferecidas normalmente. 

DOCUMENTOS - Para participar é necessário apresentar original e cópia da carteira de identidade, CPF e o comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a dívida, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento e/ou contrato, número de protocolo, entre outros. Caso no documento conste o nome de outra pessoa, que não seja o titular, é preciso procuração reconhecida em cartório para a representação.

O Procon-PE já realizou 23 mutirões e cerca de 20 mil pessoas foram atendidas. Em 2019, essa é a segunda ação na Capital, mas este ano, o mutirão já passou por: Paulista, São Lourenço da Mata, Serra Talhada, São José do Belmonte, Carpina, Goiana e Arcoverde.

Imprensa Procon PE