Podcast Tais Paranhos

sexta-feira, novembro 22, 2019

A relação entre o Black Friday e o Dia de Ação de Graças


O Dia de Ação de Graças é um dos feriados mais tradicionais nos Estados Unidos. No Brasil, sua existência é conhecida por ser o dia que antecede a Black Friday. As grandes promoções da quarta sexta-feira de novembro marcam o início das vendas natalinas e já ganharam espaço no calendário de lojistas e consumidores do Recife.

A data tem origem no século 17. Em 1620, um grupo de 102 peregrinos ingleses desembarcou em Plymouth, nos Estados Unidos, fugindo da perseguição religiosa na Europa. Para dar graças pela farta colheita de milho, o governador da vila resolveu instituir um feriado. Em 1863, o presidente Abraham Lincoln decidiu transformar o Dia de Ação de Graças em feriado nacional.

No Brasil, a celebração também acontece na quarta quinta-feira do mês de novembro, conforme a Lei Federal nº 781/49, regulamentada pela Lei nº 5.110/65. Em Pernambuco, a data foi instituída no calendário do Estado através da Lei 13.745, de 14 de Abril de 2009. No Recife, o Dia Nacional de Ação de Graças (DNAG) entrou para o calendário oficial de eventos da cidade através da Lei 17.620, em 4 de maio de 2010.

“Nosso slogan é: digamos sempre obrigado, pois não conquistamos nada sozinhos. A intenção não é ressaltar uma religião específica, mas sim a necessidade de expressar gratidão a Deus", destaca o presidente do Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate ao DNAG, o empresário Jonas Alvarenga. Esse ano, a celebração acontecerá no dia 28 de novembro. Uma grande ação social de assistência à saúde e cidadania será realizada, das 8h às 16h, no Parque Treze de Maio, localizado no centro da capital pernambucana.

Através de parcerias com órgãos estaduais, ONGs e empresas privadas, diversos serviços serão oferecidos gratuitamente à população. Na área de saúde, serão oferecidos exames de prevenção do colo de útero, mamografia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite B e C. Além de palestra de orientação e saúde bucal. Também serão disponibilizados serviços médicos em várias especialidades, como por exemplo, odontologia, oftalmologia, clínica médica, cardiologia, urologia e pediatria. 

Serviços de bem-estar e cidadania serão igualmente realizados no local, como cortes de cabelo unissex, emissão de RG, certidão de nascimento, casamento e óbito. Além da CAAPE/OAB com orientação jurídica em diversas áreas e Detran-PE, Compesa, Celpe e Procon-PE com atendimentos ao consumidor nas unidades móveis. Para cada tipo de atendimento serão solicitados documentos específicos. Para dúvidas sobre os documentos necessários, as informações estão disponíveis no site www.acaodegracas.com.br, nas redes sociais ou pelo telefone (81) 3252.6008.

Alinhado ao tema apresentado, a grande novidade para o ano de 2019 é a presença de uma árvore artificial no local da celebração. Ao chegar no parque, todos vão encontrar a árvore sem folhas. No decorrer da manhã, voluntários do Projeto Ben Hur vão estimular as pessoas que estão em atendimento a escrever bilhetes de gratidão. Nesse momento, os voluntários vão explicar o significado do Dia de Ação de Graças e o motivo da ação acontecer todos os anos.

Além disso, será realizada uma ação com as crianças do colégio Ana Rosa, que fica localizado em frente ao Parque 13 de Maio. Elas vão até a praça vestidos com a camisa de Ação de Graças para assistir a palestra de saúde bucal. Após o término, serão distribuídos brindes para os pequenos.

No dia da ação no Parque Treze de Maio serão arrecadados alimentos que serão doados para instituições filantrópicas.

Todas as fichas de atendimentos serão distribuídas no local do evento a partir das 7h, com início das atividades às 8h. Os atendimentos são limitados.



SERVIÇOS:

Dia Nacional de Ação de Graças 2019

Dia: 28 de novembro de 2019

Local: Parque Treze de Maio, Centro do Recife

Horário: 8h às 16h



Atendimentos:

STEALMOAIC – Atendimento médico em diversas especialidades;

LACEN - exames de prevenção do colo do útero;

AMIGO DO PEITO - exames de mamografia;

PROGRAMA DSTs - testes HIV, Sífilis e Hepatite B e C;

PROJETO RESGATANDO CIDADANIA - SDS - emissão de RG;

BALCÃO DE DIREITOS - emissão de segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito;

CAAPE - orientação jurídica em diversas áreas;

EMBELLEZE - cortes de cabelo.

PROCON - orientações ao consumidor;

COMPESA - demandas relativas a serviços de água e esgoto, com novas ou religação de água e conserto de vazamentos, assuntos relativos à conta de água, inclusão na tarifa social e negociação de débito;

CELPE - cadastro Tarifa Social, Troca de Titularidade, Negociação de Débitos, Informações diversas, Atualização Cadastral, Emissão de 2ª via, Cadastro de fatura por e-mail entre outros;

DETRAN - consultas e certidões no Detran Móvel;

INTERODONTO - palestra de saúde bucal e distribuição de kits de escovação.