segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Família com botulismo está hospitalizada

Um casal de idosos e o filho deles, de 48 anos, estão hospitalizados em estado grave. Os pais, Maria Lúcia (65 anos) e José Ronaldo (69 anos), estão internados na UTI de um hospital particular do Recife. O filho deles, Ronaldo Alves, está internado, também na Unidade de terapia intensiva, no Hospital Oswaldo Cruz. Pais e filho apresentaram paralisia na face e nas pernas.

Médicos da unidade de saúde farão esclarecimentos à imprensa nesta terça (30). A família mora no bairro de Peixinhos, em Olinda e agora se está investigando se o consumo de comidas enlatadas, durante um almoço de ano novo, foi o que causou a doença. Outros dois casos na família, sobrinhos do casal de idosos, estão sendo investigados e os pacientes estão passando por exames.

Botulismo - O botulismo é uma doença produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que encontra-se na terra, na água suja e em alimentos mal conservados. A intoxicação alimentar por esta bactéria pode produzir danos graves nos nervos e músculos. A doença pode matar. 

O botulismo alimentar, o que atingiu a família, se contrai por meio da ingestão de alimentos contaminados com a bactéria, o que, geralmente, se prolifera em ambientes com pouco oxigênio, como em alimentos enlatados. Os alimentos geralmente encontrados contaminados pela bactéria são vegetais em conservas caseiras, carne de porco, peixes crus ou defumados, e ainda mel de abelhas.

As prevenções para o botulismo são simples:

1) Não oferecer mel ao bebê com menos de 1 ano de idade: é um dos alimentos mais perigosos se for mal conservado.

2) Não consumir alimentos enlatados cuja embalagem esteja danificada, com a tampa estufada ou enferrujada.

3) Não consumir alimentos industrializados que apresentem líquido ou vidro turvo.

4) Ferver por 5 minutos todos os alimentos enlatados antes do consumo, especialmente o palmito, que é o principal causador do botulismo em adultos.

5) Preparar os alimentos caseiros com um rigoroso cuidado de higiene.


Com informações da Imprensa UPE, Rádio Jornal e Blog Minuto Saudável